Basílio Horta visitou o Parque Florestal da Serra da Carregueira

Estão a decorrer os trabalhos da requalificação do Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira Sub-Fase 1, representando um investimento no valor de 1,6 milhões de euros, que contempla mais de 20 hectares, junto da localidade urbana de Belas.

Os trabalhos de implementação da sub-fase 1 do projeto do Parque Florestal da Serra da Carregueira, numa área total de aproximadamente 16 hectares, compreendem a construção dos limites, através de muros e muretes e dos acessos principais do mesmo, junto à localidade de Belas, bem como a construção de um novo parque de estacionamento junto à entrada sul.

De momento está em execução a vedação e limpeza, desmatação, demolições e modelação de terreno.

“O futuro Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira, Integrado na Estrutura Ecológica Municipal e no Eixo Verde e Azul, valerá, não só, pelo mérito arquitetónico das suas paisagens, mas também pela oferta à população de um espaço livre, aberto e inclusivo e de acesso gratuito. Vão ser um total de 192 hectares, 1 milhão e 600 mil euros de investimento, que transformam a zona no segundo maior parque florestal da Área Metropolitana de Lisboa”, destacou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, durante uma visita ao local, acompanhado pelo vereador Domingos Quintas, pela Presidenta de Junta de Freguesia de Queluz e Belas, Paula Alves e por técnicos da autarquia.

Parque Florestal da Serra de Carregueira, será o segundo maior parque florestal da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

De referir que está prevista igualmente a construção de uma ponte de madeira para atravessamento da linha de água. Ao longo do percurso da linha de água, será construído um percurso pedonal/ciclável que dá continuidade, dentro do recinto do parque, ao eixo Verde–Azul (atualmente a terminar em Belas), numa extensão de cerca de 3 quilómetros e que promoverá a ligação entre o aglomerado urbano e o Empreendimento Belas Clube de Campo.

A nível do coberto vegetal, os trabalhos consistirão no reforço da vegetação ao nível da criação de manchas arbóreas e clareiras.

Está igualmente prevista a instalação de mobiliário urbano adequado à estadia e fruição do espaço, bem como instalação de iluminação pública que assegura essencialmente uma função de segurança.

Recorde-se, a Serra da Carregueira é uma das manchas verdes de maior expressão no concelho de Sintra que urge preservar e cujo uso deverá ser potenciado de forma a garantir o usufruto e a proteção dos recursos naturais deste lugar.