
A campanha de segurança rodoviária “Phone Off — A conduzir não uses o telemóvel”, que envolve a ANSR, a GNR e a PSP, vai prolongar-se até ao dia 01 de março e pretende alertar os condutores para as consequências negativas, e mesmo fatais, do uso indevido do telemóvel durante a condução.
Segundo a ANSR, em 2020 foram registadas 23.038 infrações deste género, o que corresponde a uma média de 63 por dia.
Num comunicado conjunto, ANSR, GNR e PSP lembram que diversos estudos científicos “equiparam o uso indevido do telemóvel à condução sob o efeito do álcool”, com consequências “muito parecidas” na atenção e na capacidade de reação.
Para reduzir este tipo de comportamentos, as alterações ao Código da Estrada em vigor desde o passado dia 08 de janeiro duplicaram os valores das coimas, tendo passado os limites para entre 250 euros e 1.250 euros, com retirada de três pontos na carta de condução, em vez dos anteriores dois pontos.
A campanha, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021, vai incluir ações de sensibilização da ANSR, operações de fiscalização pela GNR e pela PSP, com especial incidência para vias e acessos com elevado fluxo rodoviário, para ajudar a diminuir o risco de acidentes e promover a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores.
O Plano Nacional de Fiscalização prevê a realização de campanhas de sensibilização em simultâneo com operações de fiscalização “em locais onde ocorrem regularmente infrações que representam um risco acrescido para a ocorrência de acidentes”, recordam as autoridades.