Escola ISCTE-Sintra em debate no Conselho Estratégico Empresarial

O Centro Cultural Olga Cadaval recebeu o Conselho Estratégico Empresarial, esta quarta-feira, marcado pela assinatura de protolocos referentes à Escola Universitária especializada em Tecnologias Digitais do ISCTE, que será instalada na Portela de Sintra.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, deu início aos trabalhos após 1 minuto de silêncio em memória de Jorge Coelho, presidente do Conselho Estratégico Empresarial, “hoje vamos ouvir o projeto da escola universitária que tem a sua marca, o seu trabalho e dedicação. Será sempre uma memória presente”, referiu o autarca.

O projeto para a escola universitária especializada em tecnologias digitais do ISCTE em Sintra, foi apresentado pela reitora do Instituto Universitário de Lisboa, Maria Lurdes Rodrigues.

O ISCTE-Sintra será uma Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas e começará por oferecer, à maior concentração de jovens do país, 10 cursos que combinam ciências digitais com arte, património, tecnologias educativas, gestão, indústria, serviços e cibersegurança.

A reunião contou com a participação da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, que abordou o tema “O Papel das Empesas na Recuperação Nacional / PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e Estratégia 2030”.

A reunião contou com a participação da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira

Durante a sua apresentação, Elisa Ferreira falou sobre os instrumentos europeus revelantes para a recuperação de Portugal e da economia das empresas e sobre o que se espera das empresas portuguesas de modo a apoiar a recuperação do país.

Relativamente ao Plano de Recuperação e Resiliência, Basílio Horta mencionou que Sintra “tem uma grande perspetiva e fundadas esperanças que alguns aspetos muito importantes dos nossos projetos possam ser acolhidos”, alegando ainda que “as autarquias vão ter um papel muito importante, primeiro na execução de obras e iniciativas do poder central e depois em campo próprio, com os seus próprios projetos. São nas duas vertentes que Sintra se coloca, mas fundamentalmente na segunda. Temos um largo conjunto de projetos em diversas áreas”.

(…) “Sem ensino superior, sem educação, sem mais conhecimento, dificilmente Sintra terá o lugar que merece no futuro e é isso que estamos a construir neste momento” [Basílio Horta]

Na ocasião foi assinado um protocolo de parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e o ISCTE, que estabelece a cedência do terreno por parte da autarquia para a instalação daquela que será a primeira instituição universitária a norte da Área Metropolitana de Lisboa.

“Sem ensino superior, sem educação, sem mais conhecimento, dificilmente Sintra terá o lugar que merece no futuro e é isso que estamos a construir neste momento”, referiu Basílio Horta.

Posteriormente foi assinado o protocolo entre a Câmara Municipal de Sintra, o ISCTE e 27 empresas de Sintra que manifestaram interesse em trabalhar em conjunto neste projeto, concretamente no fomento para a instalação e funcionamento da escola.

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, presente neste conselho, expôs sobre as medidas e apoios desenvolvidos por este ministério, referindo que “mais do que a dimensão das empresas interessará a qualidade dos projetos” e que “o projeto da escola que foi hoje aqui apresentado é um dos mais maduros que nós temos e daqueles que podem ser candidatados ao Plano de Recuperação e Resiliência, e ele faz falta”.

Recorde-se, o Conselho Estratégico Empresarial de Sintra funciona como um interlocutor privilegiado entre empresários e investidores de dimensão nacional e local estando focado em melhorar as condições e oportunidades de negócio e investimento em Sintra que dinamizem a economia e promovam o emprego. Este conselho integra empresários, associações empresariais e entidades sindicais.