Greves nos transportes vai afetar Sintra, Oeiras e Cascais

Os trabalhadores das várias estruturas do setor dos transportes têm marcadas diversas ações de greve para os próximos dias, a começar já esta quinta-feira, 20 de maio, com a paralisação dos funcionários da Transtejo e da Soflusa.

Transporte público

Em ambos os casos serão paralisações parciais, sendo que na Transtejo prevê-se que a ação dure cerca de três horas por turno e na Soflusa não mais do que duas horas por turno. O principal motivo da ação é a luta pelo aumento dos salários.

Segue-se a Scotturb, uma empresa de transporte rodoviário de passageiros que opera nos concelhos de Oeiras, Sintra e Cascais e que marcou uma greve para dia 24 de maio.

Os funcionários exigem uma maior valorização dos salários, bem como o pagamento de créditos vencidos sem que exista discriminação entre trabalhadores sindicalizados e não sindicalizados.

No dia seguinte, 25 de maio, o Metro de Lisboa convocou uma greve, que se prevê que dure entre as 05h00 da manhã e as 09h30, no caso da generalidade dos trabalhadores e entre as 09h30 e as 12h30 no caso dos setores técnico e administrativo. O principal motivo desta ação prende-se com o falhanço das negociações salariais.

As greves terminam quinta-feira, dia 27 de maio, com os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP), que marcaram uma greve de 24 horas e uma concentração, em defesa de aumentos salariais e melhores condições de trabalho.

Os trabalhadores do setor ferroviário e das infraestruturas ferroviárias e rodoviárias reivindicam aumentos salariais para todos, a redução do horário de trabalho para as 35 horas, o trabalho com direitos, o respeito pela contratação coletiva, a redução da idade de reforma e a melhoria do serviço público prestado.