Morreu Diniz de Almeida, capitão de Abril

Diniz Almeida lembro a enorme participação no dia 25 de Abril [de 1974] e o seu envolvimento intenso, nem sempre muito consensual, em todo o processo revolucionário”, disse à Lusa Vasco Lourenço.

“O militar de Abril Diniz de Almeida, comandou as tropas no RALIS, em Lisboa, na resposta ao golpe do 11 de março de 1975, morreu hoje”, lembra o presidente da Associação 25 de Abril.

A notícia sobre a morte de Diniz de Almeida, vítima de covid-19, foi avançada no Facebook por outro militar de Abril, Luís Paula Santos, e mais tarde confirmada por Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril.

“De Diniz Almeida lembro a enorme participação no dia 25 de Abril [de 1974] e o seu envolvimento intenso, nem sempre muito consensual, em todo o processo revolucionário”, disse à Lusa Vasco Lourenço.

Eduardo Diniz de Almeida nasceu em Lisboa em 07 de julho de 1944, integrou o Movimento das Forças Armadas (MFA), que derrubou a ditadura em 1974, e tornou-se um dos rostos militares associados ao PREC – Processo Revolucionário em Curso.

Para Manuel Duran Clemente, outro dos capitães de Abril, que já reagiu na sua página do facebook, afirma: ” Solidário com a dor de toda a família e amigos. Valoroso Capitão de Abril. Neste momento faltam-nos palavras.Já para o capitão de Abril, Luís Paula Santos, na reacção à morte de Diniz de Almeida também reagiu na sua página do facebook ” Acabou de falecer o meu Amigo e Camarada Cor Art Eduardo Diniz Santos Almeida. Tinha 74 anos. Ainda no outro dia almoçámos juntos… Maldito bicho!Até já “

Para a Direção do Museu Aljube Resistência e Liberdade, o falecimento de Diniz de Almeida “deixa um enorme vazio” refere em comunicado, sublinhando que a sua participação, “desde o primeiro momento, nas reuniões de preparação do Movimento das Forças Armadas, e também na reunião do Movimento dos Capitães, a 9 de setembro, nas Alcáçovas, que viria a ser fundamental para o 25 de Abril de 1974. Diniz de Almeida teve também um papel importante na libertação dos presos em Peniche”.

O Coronel reformado, exerceu atividade profissional como psicólogo, entre outras atividades de intervenção social.