Considerada o Berço da Aeronáutica, a Base Aérea N° 1 (BA1), em Sintra, tem as suas origens na Escola Aeronáutica Militar, uma escola criada pelo Presidente da República, Manuel de Arriaga, em 14 de maio de 1914.

Inicialmente localizada em Vila Nova da Rainha, em 1920 começava a aventura aeronáutica na Granja do Marquês, em Sintra.

Oficialmente denominada Base Aérea N.º1 desde 1939, esta unidade está associada à formação dos primeiros pilotos e à história da aeronáutica militar. Mais recentemente, para além de ter contribuído de forma significativa para a formação especializada de novos pilotos, foi também a unidade responsável pela capacidade de fotografia aérea da Força Aérea Portuguesa (FAP).

Base Aérea N° 1 (BA1), em Sintra, considerada o berço da Aeronáutica

“Foi aqui criada as Esquadra 502 e extinta 401, na altura equipadas com o C-212 Aviocar e mais tarde transferidas para a Base Aérea N.º 6 (BA6), e da Esquadra 101, equipada com o TB-30 Epsilon, entretanto relocalizada na Base Aérea N.º 11 (BA11)”, pode ler-se no site da Força Aérea Portuguesa (FAP).

A Base Aérea N° 1, em Sintra albergou ainda a Esquadra 102 – “Panchos” onde se formaram várias gerações de pilotos da Força Aérea na aeronave T-37 e a patrulha acrobática “Asas de Portugal”.

Atualmente, a Base de Sintra presta apoio às unidades instaladas no Complexo de Sintra, nomeadamente a Academia da Força Aérea e o Museu do Ar.

“Os 101 anos de história da BA1 foram dignificados com a atribuição da Medalha da Ordem Militar de Torre e Espada, Valor, Lealdade e Mérito, fazendo jus a uma história secular e honrando a memória de todos aqueles que iniciaram o sonho da aviação militar”, pode ler-se.

Sintra Notícias com FAP
Fotografia: FAP