SMAS de Sintra: “75 anos de visão estratégica e de serviço público”

Na cerimónia comemorativa dos 75 anos dos SMAS de Sintra, Basílio Horta, sublinhou a importância dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, que se traduzem, por “75 anos de visão estratégica e de serviço público”.

“Num tempo em que a defesa dos valores ambientais é da máxima importância para alcançarmos um futuro melhor, não restam dúvidas de que os SMAS de Sintra desempenham um papel fundamental na procura desse amanhã melhor, de um planeta mais limpo e saudável”, disse o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, por ocasião do 75.º aniversário dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra, que se traduzem, por “75 anos de visão estratégica e de serviço público”.

Criados em maio de 1946, os SMAS de Sintra são a maior entidade municipal gestora ao nível do abastecimento de água, com mais de 190 mil clientes, servindo uma população de 387 mil habitantes, distribuídos por uma área de 320 km². São responsáveis ainda pela gestão dos sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos a destino final adequado.

Para Basílio Horta, que preside também ao Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, “esta prestigiada instituição trabalha, exclusivamente, para servir os cidadãos que moram e trabalham no concelho de Sintra. E fá-lo de uma forma empenhada, correspondendo às necessidades mais vitais dos nossos munícipes, cada vez com maiores responsabilidades, como é o caso da recolha dos resíduos urbanos”.

Sessão solene comemorativa dos 75 anos dos SMAS de Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra

“É esse trabalho, contínuo e consolidado, apresentando hoje níveis de excelência em todas as suas áreas de atuação, que comemoramos”, realça o presidente da Câmara de Sintra, que deixa uma palavra de reconhecimento aos colaboradores dos serviços municipalizados: “Por detrás desse serviço prestado quotidianamente, está o excelente desempenho das trabalhadoras e trabalhadores dos SMAS de Sintra, sempre com elevados padrões técnicos e científicos de modo a poder oferecer ao público o melhor serviço”.

Os SMAS de Sintra pretendem afirmar-se, cada vez mais, como uma marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e humanos, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência.

Recorde-se, estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.

Para assinalar a efeméride, destaque ainda para o lançamento de um selo personalizado e de um Inteiro Postal. Na cerimónia, foram homenageados ainda os trabalhadores com 40 e 25 anos de serviço, a quem foram entregues Medalhas de Bons Serviços e Dedicação, e os que se aposentaram em 2020.