Mural conta a história de Casal de Cambra

Sintra integra, juntamente com os outros municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), um projeto inédito de programação cultural em rede, com financiamento europeu, iniciado a 15 de janeiro e a decorrer até setembro, para apoio da comunidade artística e defesa da cultura.

Em Casal de Cambra está concluído o trabalho criativo realizado pelo artista e caligrafista Raivo, que deu uma nova imagem, a uma parede na Avenida de Lisboa, com uma extensão de 61 metros, que conta a história desta freguesia do Concelho de Sintra.

De acordo como o descritivo da intervenção, ao longo de toda a parede está expressa com criatividade e imaginação, a história da Vila de Casal de Cambra, onde o grafismo e a junção de elementos sugere uma história.

Toda a parede está pintada de cinzento claro de forma a fluir com o meio urbano envolvente. O fundo da pintura tem caracteres, partes da história, bem como manchas das cores a cima referidas, de modo a unir todos os elementos da pintura. A meio da parede existe uma paragem de autocarro que foi englobada com um grafismo circundante dando profundidade à mesma.

Mural conta a história de Casal de Cambra

Foi utilizada a criptografia para referenciar as iniciais de Casal de Cambra CDC/343. De acordo com Mário Santos, presidente da o presidente da Junta, “esta é uma expressão utilizada pelos jovens da Freguesia referente ao nome Casal de Cambra”, explicando que “o 3 representa o ‘C’, terceira letra do alfabeto, o 4 o ‘D’, a quarta letra do alfabeto, escrevendo assim a sigla, CDC/343, permitindo desta forma realizar uma ligação e simbiose entre o passado e o presente”.

Na primeira parte do mural é caracterizada pela harmonia entre formas e cores que dão destaque à sigla ‘343’, que por sua vez define uma silhueta preenchida pela caligrafia que dá vida ao início da história de Casal de Cambra.

Na segunda parte da intervenção encontra-se uma paragem de autocarro, cujo grafismo circundante procura dar profundidade à mesma, convidando-a a fazer parte integrante do processo criativo

“Dando continuação à primeira parte do mural e à história de Casal de Cambra, a presença das formas e manchas de cores encontram-se novamente como plano de fundo que tem como protagonista a sigla ‘CDC’, mais uma vez representada pela silhueta preenchida com caligrafia”, explica Mário Santos: “Casal de Cambra uma freguesia virada à população”.

Fotografias: JF de Casal de Cambra