“Informamos que ocorreu um constrangimento no agendamento da vacinação para o Centro de Alcabideche, por parte do SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), pelo que se antecipa um aumento do tempo de espera dos utentes, nesta segunda-feira, dia 3 de maio”, alerta o município, em comunicado. 

O constrangimento encontra explicação com um erro no agendamento de vacinações, sendo que a autarquia estipulou o limite para este centro de 1.200 marcações por dia e foram agendadas pelo SPMS 2.100 só para hoje.

“Dos 2.100 utentes contactados para agendar para amanhã, cerca 1.500 receberam o SMS de confirmação (com dia e hora da vacinação). Cerca de 600 receberam o 1º SMS a propor o dia 3 de maio, mas não receberam o 2º SMS a confirmar o agendamento e com a respetiva hora de vacinação. (…) Em conclusão, antecipamos um fluxo de 1.500 pessoas para vacinar, que nunca foi atingido em Alcabideche e ultrapassa o limiar atual definido para estas faixas etárias pelo ACES de Cascais e pela Proteção Civil de 1.200 pessoas”, avisa a autarquia, que alerta também para a possibilidade de haver “longas filas de espera e constrangimentos na operação (nomeadamente na área funcional ‘pós-vacinação’)”.

O comunicado, assinado pelo presidente da autarquia, Carlos Carreira, pede, aos utentes que caso tenham recebido o alerta para tomar a vacina contra a Covid-19 esta manhã, que confirmem através de “SMS com a confirmação do agendamento (com a indicação do dia e hora da vacinação)”, antes de se dirigirem ao Centro de vacinação. 

“Se não recebeu o SMS de confirmação deve aguardar, não se dirija ao Centro de Vacinação”, é referido.