O espaço a intervencionar, no interior das instalações do Regimento de Comandos, integrando o acervo documental daquela unidade militar, e que se encontra devoluto, foi visitado pelo presidente da Câmara de Sintra

Esta coleção, que será visitável, pretende preservar a história e memória do Regimento de Comandos, na Carregueira, na União das Freguesias de Queluz e Belas, revisto de um vasto interesse cultural, tanto para o Exército Português, como para o município de Sintra, lugar onde se encontra localizado.

“As Forças Armadas merecem um respeito muito grande e uma grande gratidão, pela disponibilidade, os riscos e também as dificuldades com que as missões são desempenhadas, disse recentemente Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, durante a assinatura de um protocolo, que contou com a presença do Comandante do Regimento de Comandos, Coronel Vieira Pombo. “É necessário que se reconheça a enorme importância que as Forças Armadas têm no presente e na garantia do futuro”, sublinhou o autarca.

Recorde-se que a autarquia e o Exército Português assinaram, em novembro de 2020, um contrato de colaboração com vista à criação de um espaço interior nas instalações do Regimento de Comandos para expor o acervo documental desta unidade militar.

Regimento de Comandos na Carregueira, em Belas

História e memória

A coleção visitável pelo público pretende preservar a história e memória do Regimento de Comandos, revisto de um vasto interesse cultural, tanto para o Exército Português, como para o Município de Sintra, lugar onde se encontra localizado.

Recorde-se, o Regimento de Comandos está aquartelado nas instalações militares da Serra da Carregueira, em Belas, desde 2008.

Os Comandos foram criados em 1962 e são considerados uma força de elite do Exército Português, com treino avançado para a realização de operações ou missões que envolvam alto risco e elevado índice de sucesso, que apenas podem ser realizadas por forças altamente qualificadas.