Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra à conversa com Pedro Filipe, presidente da Junta de Freguesia de Colares | Foto: Vitalino Cara d’Anjo / arquivo

A empreitada, com prazo de execução de seis meses, tem como objetivo a ampliação do edifício, assim como a realização de trabalhos de melhorias na sua estrutura, no que se refere a pinturas, pavimentos e reposição de condições técnicas exigíveis, como a criação de uma rede de residuais domésticos com ligação à rede pública eliminando as fossas existentes.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, o alargamento desta Unidade de Saúde vai permitir “dar resposta à carência nesta área de saúde e conseguir chegar a mais utentes”, sublinhando que “o investimento na saúde é para nós uma prioridade e fundamental para todos os que vivem e trabalham em Sintra”.

Recorde-se, a falta de condições de funcionamento do Centro de Saúde de Colares, é também uma preocupação do presidente da Junta, Pedro Filipe. “Sempre foi pequeno! É mínimo, para servir a população. Como está, é um caos. Muitas vezes as pessoas têm que aguardar na rua pelo atendimento. A sala de espera é muito pequena, o mesmo acontecendo com os  consultórios médicos que são pequeníssimos“, disse recentemente o autarca em entrevista ao Sintra Notícias e ao Jornal Correio de Sintra. “É tão pequeno que não permite sequer, reforçar a equipa médica, imagine-se”, desabafa Pedro Filipe.

Centro de Saúde de Colares

De referir que a Câmara Municipal de Sintra desenvolve um programa na área da saúde, cujo investimento de oito milhões de euros abrange a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Sintra e Almargem do Bispo, que já estão em funcionamento, Algueirão-Mem Martins, [será inaugurado no dia 25 de abril] e a construção do novo Hospital de Proximidade de Sintra, cujo concurso público, foi lançado esta segunda-feira.