A unidade hospital passou a dispor de uma “frota” de três pequenos carros elétricos, que permite que as crianças se possam deslocar ao volante de “um brilhante e colorido carro desportivo” até a zona das cirurgias do Bloco Operatório.

Um Volkswagen Amarok e dois Lamborghini Urus, cedidos pela SIVA, vão passar a percorrer os cerca de 270 metros da “autoestrada” que liga o Serviço de Pediatria ao Bloco Operatório da unidade hospitalar, seguindo a linha amarela onde estão impressas estrelas brilhantes que têm inscritas adivinhas, jogos e mensagens divertidas relacionadas com segurança e saúde.

“Trata-se de um projeto muito importante para a humanização dos cuidados de saúde que prestamos às crianças internadas”, refere Helena Loureiro, diretora do serviço de Pediatria do HFF, destacando “o impacto psicológico que representa o percurso da enfermaria até ao bloco operatório, pelo que se pretende amenizar sentimentos negativos e proporcionar uma experiência que deixe inclusivamente uma memória positiva da passagem pelo hospital”.

“Trata-se de um projeto muito importante para a humanização dos cuidados de saúde que prestamos às crianças internadas” [Helena Loureiro]

Opinião partilhada também por Francisca Galhardo Saraiva, médica interna de pediatria no HFF e madrinha deste projeto, que realça a importância desta iniciativa que deixa um sorriso na cara de todos os envolvidos, em especial nas crianças.

“Unimo-nos e foi possível realizar este importante projeto, graças à disponibilidade e apoio inexcedível todos os parceiros envolvidos”, destaca a responsável, considerando que “este tipo de intervenção social, em especial nos serviços de pediatria, é muito importante”.

O investimento no projeto de humanização da realidade hospitalar, tem como objetivo “promover um ambiente mais acolhedor para todos os nossos pequenos utentes, mas é também um ganho para os seus familiares e até para os próprios profissionais de saúde”, refere ainda, Francisca Galhardo Saraiva.

(…) “Este tipo de intervenção social, em especial nos serviços de pediatria, é muito importante” [Francisca Galhardo Saraiva]

A humanização dos cuidados de saúde prestados aos utentes constitui uma preocupação permanente do HFF. “O Serviço de Pediatria tem-se constituído ao longo do tempo como um baluarte de uma visão que concilia cuidados de saúde de excelência, com uma especial atenção à área da humanização”, conclui a médica.

De referir que este projeto que conta com a parceria da Associação para a Promoção da Segurança Infantil e o apoio da Essilor, tem como objetivo minimizar a ansiedade das crianças internadas e dos seus pais, transformando a sua passagem pela instituição, a caminho de uma cirurgia, ou de exames complementares de diagnóstico, numa divertida aventura sobre rodas.