Nova Direção da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) para o triénio, presidida por Vitor Reis, tomou posse, no dia 5 de abril

Tomou posse a nova Direção eleita da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) para o triénio, presidida por Vítor Reis, que assume o cargo designado pelo Ministro da Administração Interna, Susana Silva, vogal designada pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e José Pedro Lopes, vogal designado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

“Inicia-se uma nova etapa de vida desta casa”, disse na ocasião o novo presidente da Direção da ENB, chamando a atenção para “grandes desafios para a escola” em virtude das alterações que o Governo pretende introduzir no modelo de ensino e formação nas áreas dos bombeiros e da proteção civil, no seguimento da Resolução de Conselho de Ministros n.º 24/2021, de 22 de março de 2021, que procede à reforma do modelo de ensino e formação na área de proteção civil.

Vítor Reis desempenha, desde outubro de 2019, as funções de adjunto no gabinete da secretária de Estado da Administração Interna e, entre 2013 e 2019, foi vogal da direção da Escola Nacional de Bombeiros.

Segundo a resolução, o grupo de trabalho vai reformular “o modelo de governança e de organização” da ENB e da oferta de ensino e formação profissionais nas áreas dos bombeiros e da proteção civil, em articulação com a oferta de ensino superior.

A Escola Nacional de Bombeiros, a funcionar na Quinta do Anjinho, em Ranholas na União das Freguesias de Sintra, é uma associação privada sem fins lucrativos e tem como associados a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Liga dos Bombeiros Portugueses, sendo reconhecida como autoridade pedagógica na formação técnica dos bombeiros portugueses e demais agentes de proteção e socorro.

Desempenha, desde 1995, um papel fundamental na formação e qualificação dos bombeiros portugueses e de outros agentes de proteção civil, ministrando Cursos de Incêndios Rurais, Organização e Gestão de Operações, Emergência Pré-hospitalar, Salvamento e Desencarceramento, Acidentes com Matérias Perigosas, entre outros.

Para além do Centro de Formação de Sintra, na sua sede, dispõe ainda do Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais, na Lousã, e do Centro de Formação de São João da Madeira.

A reforma do modelo de ensino e formação dos bombeiros e restantes agentes da proteção civil era uma das medidas previstas pelo Governo no âmbito da reforma anunciada em 2017, após os maiores incêndios registados em Portugal.


Sintra Notícias com Escola Nacional Bombeiros
Fotografia: ENB