António Costa anunciou que até segunda-feira vão manter-se as regras atualmente em vigor, entre as quais a proibição de circulação entre concelhos. O plano de desconfinamento vai progredir, disse António Costa deixando um aviso: a avaliação passa a ser feita por concelhos.

Caso algum concelho registe, em duas avaliações consecutivas, uma taxa de incidência superior a 1 e uma média de novos casos por 100 mil habitantes superior a 120, não avançará na próxima fase de confinamento. “Se em avaliações consecutivas esses concelhos estiverem acima do limiar de risco, não avançam no confinamento”, afirmou o primeiro-ministro.

O primeiro-Ministro explicou em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, que Portugal cumpre os dois indicadores considerados determinantes para avançar ou travar o desconfinamento: a nível nacional, o país está abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes e o índice de transmissibilidade é inferior a 1.

No entanto, informou que há 19 concelhos que estão acima do limiar de risco, ou seja, acima dos 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, seis dos quais estão mesmo acima dos 240 novos casos por 100 mil habitantes, no mesmo período.

Concelhos entre os 120 e 240 casos por 100 mil habitantes
Alandroal;
Albufeira;
Beja;
Borba;
Cinfães;
Figueira da Foz;
Figueiró dos Vinhos;
Lagoa;
Marinha Grande;
Penela;
Soure;
Vila do Bispo;
Vimioso.

Concelhos com mais de 240 casos por 100 mil habitantes
Carregal do Sal;
Moura;
Odemira;
Portimão;
Ribeira de Pena;
Rio Maior.

Além destas medidas, António Costa confirmou que cessa a proibição de circulação entre concelhos tanto à semana como aos fins-de-semana

Plano de desconfinamento [5 de abril]
prevê a reabertura de:


» 2.º e 3.º ciclos (e ATLs para estas idades);
» Equipamentos sociais na área da deficiência;
» Museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares;
» Lojas até 200m2 com porta para a rua;
» Feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal);
» Esplanadas (máximo de 4 pessoas por grupo);
» Modalidades desportivas de baixo risco;
» Atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo.