Quorum Ballet apresenta “9.ª Beethoven” na plataforma Mural 18

A companhia de dança Quorum Ballet estreia o seu novo espetáculo “9.ª Beethoven” este sábado, dia 27 de março, a partir das 22h00, em live streaming, na plataforma Mural 18.

O Quorum Ballet tem apresentado diversas peças da autoria de Daniel Cardoso

Este espetáculo está inserido na programação cultural do projeto Mural 18, iniciativa que resultou de uma candidatura apresentada pela Área Metropolitana de Lisboa, e pelos seus 18 municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020.

Através do Mural 18, está a ser desenvolvida uma programação cultural diversificada, que une agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património cultural, imaterial e material.

O espetáculo inspirado na obra musical do alemão Ludwig van Beethoven, mais concretamente a Sinfonia n.°9 em ré menor, op. 125, a sua última sinfonia completa composta.

Completada em 1824, a sinfonia coral também chamada como A Nona, é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas de Beethoven.

O Quorum Ballet tem apresentado diversas peças da autoria de Daniel Cardoso e de cerca de 15 coreógrafos convidados, a destacar Itzik Galil, Xie Xin, Donald Byrd, Barbara Griggi e Thadddeus Davis. No total, já foram criadas mais de 65 produções, nas quais se incluem trabalhos coreográficos para a infância e jovens.

A Companhia apresenta anualmente uma média de 65 espetáculos de norte a sul do país, internacionalmente esteve em cerca de 18 países incluindo Dinamarca, Estados Unidos, Polónia, Singapura, Macau, China, Chipre, Sérvia, Equador, Holanda, Tailândia, Argélia, Espanha, Alemanha, Suíça, Roménia e Finlândia.

O reconhecimento internacional tem vindo a consolidar-se através de críticas muito positivas em diversos jornais e revistas, onde se destaca a qualidade artística e coreográfica do Quorum Ballet.

Todos os espetáculos deste projeto podem ser vistos, gratuitamente, em www.mural18.pt/home.