Este espetáculo está inserido na programação cultural do projeto Mural 18, iniciativa que resultou de uma candidatura apresentada pela Área Metropolitana de Lisboa, e pelos seus 18 municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020.
Através do Mural 18, está a ser desenvolvida uma programação cultural diversificada, que une agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património cultural, imaterial e material.
O espetáculo inspirado na obra musical do alemão Ludwig van Beethoven, mais concretamente a Sinfonia n.°9 em ré menor, op. 125, a sua última sinfonia completa composta.
Completada em 1824, a sinfonia coral também chamada como A Nona, é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas de Beethoven.

O Quorum Ballet tem apresentado diversas peças da autoria de Daniel Cardoso e de cerca de 15 coreógrafos convidados, a destacar Itzik Galil, Xie Xin, Donald Byrd, Barbara Griggi e Thadddeus Davis. No total, já foram criadas mais de 65 produções, nas quais se incluem trabalhos coreográficos para a infância e jovens.
A Companhia apresenta anualmente uma média de 65 espetáculos de norte a sul do país, internacionalmente esteve em cerca de 18 países incluindo Dinamarca, Estados Unidos, Polónia, Singapura, Macau, China, Chipre, Sérvia, Equador, Holanda, Tailândia, Argélia, Espanha, Alemanha, Suíça, Roménia e Finlândia.
O reconhecimento internacional tem vindo a consolidar-se através de críticas muito positivas em diversos jornais e revistas, onde se destaca a qualidade artística e coreográfica do Quorum Ballet.
Todos os espetáculos deste projeto podem ser vistos, gratuitamente, em www.mural18.pt/home.