“Coragem” novo projeto AgualvArte para ver e admirar junto à estação de comboios

O projecto AgualvArte tem vindo a crescer de dia para dia com a criação de novas peças de arte urbana nas ruas da cidade de Agualva-Cacém, com a assinatura de obras de artistas, como Vanessa Teodoro.

O projecto AgualvArte, promovido pela Junta de Freguesia de Agualva e Mira-Sintra desde 2015, continua a ocupar as principais ruas da cidade de Agualva-Cacém, reunindo obras de artistas como Edis One, Odeith, Tamara Alves, Gonçalo MAR, Utopia, Bordalo II e mais recentemente, Vanessa Teodoro.

Saída das mãos e da criatividade da artista visual Vanessa Teodoro, o novo projeto pretende ser uma homenagem a todos os que perdemos na luta contra um vírus Covid-19 e ao momento difícil que o país e o mundo estão a atravessar.

“Coragem é a palavra de ordem para enfrentar tempos desafiantes e a liberdade perdida”, segundo palavras da própria artista.

“Parabéns à Vanessa Teodoro pelo excelente trabalho, que vem engrandecer a nossa grande galeria de arte a céu aberto”, refere com regozijo Carlos Casimiro, presidente da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, destacando a intervenção da artista num mural da Cidade, que valoriza o esforço de combate à pandemia e que é “dedicado aos tempos difíceis, às pessoas que perdemos, à liberdade que tanta falta nos faz e à coragem que precisamos para enfrentar esta altura tão desafiante”, refere o autarca.

São muitos os artistas que já deixaram a sua marca nos painéis acústicos da estação de comboios de Agualva-Cacém, que são uma marca da nossa cidade”, sublinha o autarca, “um investimento estratégico em arte urbana”, iniciado em 2015.

Carlos Casimiro, presidente da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra

(…) “São muitos os artistas que já deixaram a sua marca nos painéis acústicos da estação de comboios de Agualva-Cacém, que são uma marca da nossa cidade” [Carlos Casimiro]

São já dezasseis as peças que estão a tornar a cidade num museu ao ar livre, incidindo sobretudo em murais coloridos que decoram os painéis acústicos junto à Escola Secundária Ferreira Dias e ao longo da Rua Afonso de Albuquerque, paredes meias com a linha do comboio.

Contando com as assinaturas de dezenas de artistas da street art bem conhecidas no panorama cultural nacional e internacional, o projeto iniciado pelo atual Executivo da Junta de freguesia de Agualva e Mira Sintra, tem como principal objetivo, proporcionar o acesso à arte a qualquer pessoa, tem vindo a ser confirmado com aposta bem-sucedida, conforme os comentários da população sempre que uma nova peça de junta às já existentes.

A peça “Coragem” é a mais recente aquisição do projeto, que merece uma visita, para melhor ser apreciada e admirada.

Vanessa Teodoro
A artista com dupla nacionalidade (Portuguesa e Sul-Africana) tem formação académica e profissional em design gráfico e publicidade, tem vindo a dedicar os últimos dez anos à ilustração e às Belas Artes, contribuindo de forma marcante, com a criação da peça que pode ser encontrada bem perto da estação de comboios da CP de Agualva-Cacém, no concelho de Sintra, para uma cidade, cada vez mais reconhecida pela sua arte urbana.
O trabalho da artista pode ser visto em www.vanessateodoro.com