A partir de 19 de abril, data do momento censitário, todos os cidadãos devem responder ao questionário, via internet, de preferência até 3 de maio, utilizando o código colocado na sua caixa do correio por recenseadores devidamente identificados, nesta fase não serão entregues questionários em papel.

A operação censitária é a maior fonte de informação nacional sobre população, família e habitação, representando por isso um dos pilares do Sistema Estatístico no que se refere à contagem e caracterização da população e do respetivo parque habitacional, quer a nível nacional, regional e local, produzindo também informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas de desenvolvimento e para a tomada de decisões de investimento pelos setores público e privado.

Os Censos 2021 serão realizados através de um questionário exaustivo junto de toda a população, com recurso a um processo de recolha de informação na sua maioria através da internet, estratégia que permite a melhoria da qualidade da informação recolhida e adequa-se às atuais formas de comunicação da sociedade.

Censos 2021

A recolha através da internet possibilita ainda uma abordagem de resposta mais simples e cómoda para os cidadãos.

No atual contexto epidemiológico, pretende-se que esta operação decorra em condições de segurança de saúde pública, minimizando riscos de propagação de infeção da Covid-19 por todos os agentes envolvidos.

Assim, é objetivo do Instituto Nacional de Estatística – INE, conferir visibilidade e credibilidade aos Censos 2021, criando um clima de confiança e garantindo o cumprimento das normas de segurança emitidas pela Direção-Geral da Saúde.