Sintra investiu mais de 29 milhões de euros em reabilitação de escolas

Autarquia já investiu 29 milhões e 713 mil euros no plano de investimento municipal de requalificação de escolas desde 2017.

Intervenção municipal na Escola de Ouressa em Mem Martins | Foto: arquivo

O Município de Sintra investiu 29 milhões e 713 mil euros no plano de investimento municipal de requalificação de escolas básicas 1, 2 e 3, desde 2017, proporcionando um aumento da qualidade dos estabelecimentos de ensino.

Segundo a Câmara de Sintra, o investimento nas escolas tem aumentado. “Em 2017 foi investido 1 milhão e 983 mil euros, em 2018; 3 milhões e 887 mil euros, em 2019; 9 milhões e 798 mil euros e em 2020 foram investidos 14 milhões e 43 mil euros em trabalhos que compreenderam a conservação e reabilitação dos edifícios”.

“O setor da educação continua a ser uma das prioridades da autarquia e investir na educação é uma das melhores estratégias para construir o nosso futuro coletivo”, sublinha Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.

Para o autarca, “o investimento nas escolas é dos mais importantes que a câmara tem vindo a fazer. Não podíamos conviver onde chovia lá dentro, é um grande investimento, mas que tinha de ser feito, porque podemos e porque os nossos jovens têm de ter o mínimo de dignidade nas suas instalações escolares”, sublinhou o presidente da Câmara.

Os investimentos realizados passam ainda pela “requalificação energética” de modo a garantir mais conforto e reduzir a fatura energética, “requalificação de cozinhas” garantindo a segurança alimentar, “remodelação e ampliação das cozinhas”, “substituição de equipamentos obsoletos e arranjos exteriores como pinturas e logradouros”, pode ler-se.

Recorde-se que em 2018 a Câmara de Sintra apresentou um Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra (básicas 1, 2 e 3) para a requalificação de 98 escolas, abrangendo mais de 30 mil alunos, num investimento inicial de cerca de 24 milhões de euros, dos quais 3,250 milhões de fundos comunitários e até 2021 prevê-se a conclusão de todas as obras.


Fotografias: Sintra Notícias / arquivo