Rede Cultural de Sintra quer dar “maior apoio” a artistas locais

Rede Cultural de Sintra tem já mais de 120 aderentes, entre escritores, poetas, historiadores, atores, e demais agentes do processo criativo, com cujas energias se propõe ajudar a fazer mais e melhor pelos novos valores do município.

Fernando Morais Gomes

Foi recentemente fundada a “Rede Cultural de Sintra (RCS)”, uma estrutura de natureza informal, criada por um grupo de pessoas e associações ligadas à cultura, que tem por objetivo ajudar a promover o trabalho dos novos valores do município.

Sintra é um espaço multifacetado onde confluem as artes e a vida cultural, constituindo um panorama diversificado composto pelos testemunhos visuais, literários e performativos de quem no seu seio cria, produz e divulga as mais diversas formas de expressão.

“A ideia é promover a interligação entre os agentes culturais e associações do concelho, dando apoio à divulgação e promoção sobretudo daqueles que não estão enquadrados em nenhuma estrutura”, disse ao SINTRA NOTÍCIAS, Fernando Morais Gomes, sublinhando que esta “não será uma nova associação, pois não terá órgãos sociais, apenas grupos de trabalho.

O fundador da RCS sublinha que, entre os objetivos da rede, está a manutenção de um “diálogo constante com os outros interlocutores da cultura no concelho” e reforça que esta estrutura “não se substitui às organizações já existentes e funcionará na base na colaboração voluntária dos seus integrantes”.

Segundo Fernando Morais Gomes, “muitas pessoas que fazem cultura em Sintra não se conhecem e é importante promover novos valores que, não tendo associações próprias, podemos ajudar a crescer. No fundo, o que pretendemos é a captação de sinergias em prol da cultura”.

(…) “é importante promover novos valores que, não tendo associações próprias, podemos ajudar a crescer” [Fernando Morais Gomes]

Quanto a iniciativas, embora a pandemia de covid-19 limite, por agora, planos mais concretos, Fernando Gomes destaca a realização de uma mostra trimestral, avançado ainda que estão em estudo o agendamento de tertúlias e pequenos concertos online, e que a rede facultará ainda um apoio na área jurídica, assim como ajudará os artistas sintrenses na busca de apoios e formação.

“Far-se-á divulgação, apoio técnico e jurídico, apoio na divulgação de apoios e bolsas, workshops, e talvez uma vez por trimestre uma mostra do que cada um anda a fazer, num espaço cultural ou associativo diferente dentro do concelho”, refere Fernando Gomes sobre este novo espaço de encontro livre da criatividade, arte e cultura.

Recorde-se, no final de 2020, um grupo de pessoas ligados à cultura em Sintra “juntou-se e está a organizar, com os aderentes individuais e coletivos e todos os que se movimentam na área da Cultura e que queiram aderir, uma Rede Cultural com o objetivo central de promover a coesão e desenvolvimento local através da dinamização das diferentes práticas culturais em Sintra, em todo o seu espectro multidisciplinar”, refere em comunicado de apresentação a RCS.

Afinal, “Sintra é um espaço multifacetado onde confluem as artes e a vida cultural, constituindo um panorama diversificado composto pelos testemunhos visuais, literários e performativos”, pode ler-se.

Atualmente, a Rede Cultural de Sintra tem já mais de 120 aderentes, entre escritores, poetas, historiadores, atores, e demais agentes do processo criativo, com cujas energias se propõe ajudar a fazer mais e melhor.

Para detalhes sobre as atividades promovidas pela Rede Cultural de Sintra e os seus membros, adesão ao projeto, ou outras informações, podem contactar-nos através do e-mail redeculturaldesintra@gmail.com

Site:  https://redeculturalsintra.pt/
Facebook:  https://www.facebook.com/RedeCulturaldeSintra/
Instagram: https://www.instagram.com/redeculturaldesintra/?hl=pt