Hospital de Cascais elogia “espírito de equipa” dos profissionais de saúde

Construído em tempo recorde há onze anos, o Hospital de Cascais é considerado uma referência nacional e internacional ao nível da prestação de cuidados de saúde.

José Bento e Silva, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais | Foto: biqhs.com

O Hospital de Cascais assinalou a passagem do 11.º aniversário partilhando um vídeo com a participação dos seus profissionais de saúde, mas também fazendo um balanço de mais de dois milhões de consultas, mais de 25 mil partos e mais de 100 mil cirurgias realizadas.

“O sucesso deste hospital deve-se às equipas excecionais de profissionais de saúde que, com todo o seu empenho e dedicação, têm contribuído para fazer desta uma unidade de referência em Portugal e na Europa”, refere José Bento e Silva, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais.

O responsável, destaca ainda o “esforço acrescido de todos os profissionais do hospital que, ao longo do último ano, mesmo num contexto totalmente novo e desconhecido para todos, continuaram a elevar o espírito de equipa e profissionalismo, garantindo a prestação de cuidados de saúde de forma exemplar e com grande impacto na população de Cascais e Sintra”.

Recorde-se, o Hospital de Cascais foi internacionalmente reconhecido pela Federação Internacional dos Hospitais, que colocou este hospital numa lista de 103 instituições, a nível mundial, que prestaram serviços de excelência no combate à pandemia de Covid-19.

(…) “elevar o espírito de equipa e profissionalismo, garantindo a prestação de cuidados de saúde de forma exemplar e com grande impacto na população de Cascais e Sintra” [José Bento e Silva]

Recentemente foi considerado a unidade de saúde portuguesa com melhor desempenho global na sua categoria, pela consultora IASIST, recebendo ainda o galardão de excelência clínica na totalidade das áreas avaliadas.

Detém o nível máximo de uma escala europeia (escala EMRAM do HIMSS) que avalia os sistemas e tecnologias de informação, posicionando este hospital entre uma elite de quatro hospitais europeus.

O Hospital de Cascais é ainda acreditado pela Joint Commission International, entidade que certifica a qualidade dos melhores hospitais do mundo. Recebeu duas certificações ISO (Ambiental e Qualidade dos Serviços – Farmácia, Anatomia Patológica, Imunohemoterapia, Imagiologia e Esterilização) e é, em Portugal, o único hospital a receber o prémio mundial pela melhor implementação de um sistema, baseado na leitura de um código de barras, que assegura uma monitorização permanente do medicamento.

Além da excelência clínica, os reconhecimentos ao Hospital de Cascais estendem-se à boa gestão de poupanças financeiras, como é o caso do 1.º prémio do Kaizen Institute para a excelência no setor da saúde, que legitimou a forma como o hospital considera a eficiência e que permitiu à unidade um ganho de 1.5 milhões de euros por ano. Neste sentido é ainda de relevar a implementação do projeto High Care, que permitiu uma poupança de 1.4 milhões de euros relacionados com a segurança hospitalar.


Fotografia: biqhs.com/apps-mapp/