SMAS de Sintra alarga cobertura do sistema de telegestão

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra alargaram, recentemente, a cobertura do sistema de telegestão ao Reservatório de Janas (União de Freguesias de Sintra), à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Negrais (Almargem do Bispo) e ao armazém e parque de Ouressa (Algueirão-Mem Martins).

SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal

“O sistema tem a capacidade para detetar intrusões nas instalações, notificando e disponibilizando as imagens em tempo real aos operadores que se encontram na sala de comando dos SMAS”, explicam os serviços, na seu site de informação.

O sistema tem a capacidade para detetar intrusões nas instalações, notificando e disponibilizando as imagens em tempo real aos operadores que se encontram na sala de comando dos SMAS.

“Em caso de intrusão, os operadores podem desencadear o alerta junto das forças policiais ou, por outro lado, agir remotamente sobre o sistema de distribuição de água”, pode ler-se.

“Os SMAS de Sintra prosseguem, assim, o desenvolvimento e implementação de aplicações que garantam a segurança das suas instalações, assim como da água distribuída à população do concelho, no âmbito do ‘Projeto Água Segura’ que consiste na implementação de equipamento tecnológico de segurança nas várias instalações”.

SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal

Criados em maio de 1946, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, servindo uma população residente de 387 mil habitantes, distribuídos por uma área de 320 Km².

Ao nível do abastecimento de água, os SMAS de Sintra contam atualmente com 53 reservatórios, 34 estações de bombagem e 157,7 km de condutas adutoras, num sistema que recebeu, em 2020, um total de 26.566.833 m³ de água, um aumento de cerca de 1 milhão de m³ (+3,7%) em relação a 2019. As condutas de distribuição perfazem 1.662 km.

O sistema de drenagem e tratamento de águas residuais é constituído por 1.020 Km de redes de coletores e emissários, assente em 17 estações de tratamento de águas residuais domésticas e 27 estações elevatórias. A rede de saneamento a sul do concelho drena para o sistema das Águas do Tejo Atlântico.