A Câmara de Sintra aprovou a aquisição de uma estrutura modular que irá funcionar como sala de espera, anexa ao novo serviço de urgência geral, no Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca, também conhecido por Amadora-Sintra, dedicada ao acolhimento de doentes e suspeitos de Covid-19 e que terá um custo de 35 mil euros.

“Este é mais um apoio que tem de ser dado, em horas difíceis como as que vivemos os utentes e os profissionais de saúde devem ter espaços com condições para receber e dar os melhores cuidados de saúde. Tudo faremos para ultrapassar esta pandemia”, explicou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, em nota de imprensa.

Recorde-se, o município tem vindo a implementar medidas de combate à pandemia, desde março de 2020, das quais se destaca os diversos apoios dados ao Hospital Amadora-Sintra destinados à aquisição de equipamento de proteção individual e equipamentos médicos vários, no valor de 1 milhão e 500 mil euros.

Ainda a construção do novo serviço de urgência geral para doentes e suspeitos de Covid-19, um investimento que ascende a 1,183 milhões de euros e que foi integralmente suportado pelas autarquias de Amadora e Sintra, aquisição de um equipamento de TAC – Tomografia Computadorizada – de última geração, num investimento que ascende a 550 mil euros, integralmente suportado pela Câmara de Sintra.

Foi também aprovado, recentemente, um protocolo que garante a continuidade da oferta de alojamento aos profissionais de saúde deste hospital, nos casos em que os mesmos prefiram evitar a deslocação para as suas residências.