PSD considera “inaceitável” o atraso na construção do novo hospital de Sintra

Os vereadores do PSD na Câmara de Sintra, classificaram hoje como “inaceitável” o anúncio da não adjudicação da empreitada de construção do Hospital de Proximidade de Sintra.

Projeto do novo Hospital de Sintra, na Cavaleira, Freguesia de Algueirão-Mem Martins

Os vereadores do PSD na Câmara de Sintra, classificaram hoje como “inaceitável” e “uma trapalhada” o anúncio da não adjudicação da empreitada de construção do Hospital de Proximidade de Sintra.

Num comunicado assinado pelos dois vereadores do PSD que integram a coligação “Juntos pelos Sintrenses” (PSD/CDS-PP/MPT/PPM), Marco Almeida e Andreia Bernardo consideram que o executivo camarário presidido por Basílio Horta tem-se mostrado “incompetente” para realizar investimentos a favor dos munícipes.

“Não adjudicar o procedimento respeitante à empreitada de construção do Hospital de Proximidade de Sintra é revelador da trapalhada que tem sido este processo”, afirmam os vereadores sociais-democratas, recordando que, na altura da assinatura do protocolo entre a autarquia e os Ministérios das Finanças e da Saúde, em 2017, foi prometido que a infraestrutura seria inaugurada em janeiro deste ano.

“É mais um triste episódio na telenovela de um equipamento imprescindível para os cuidados de saúde dos sintrenses, por demais evidentes perante as ruturas sucessivas em vários serviços prestados pelo Hospital Fernando Fonseca, agravadas pelo contexto de pandemia em que vivemos”, salientam os autarcas.

Na nota, Marco Almeida e Andreia Bernardo defendem que a construção do prometido Hospital de Proximidade tem de “passar de promessa a realidade” e exigem que o presidente da Câmara “não crie falsas expectativas aos sintrenses”. “Há erros na condução deste processo, confirmados pelo agravamento do custo do hospital e pelos sucessivos atrasos na sua construção”, acrescentam.

Com um valor inicial de 29 milhões de euros, o hospital foi lançado a concurso por 40 milhões, mas não houve interessados na adjudicação, pelo que, num novo concurso a ser lançado em breve, admitiu já Basílio Horta na segunda-feira, “o valor terá de ser mais alto”.

Os vereadores do PSD consideram ainda que sobre o executivo liderado por Basílio Horta “recaem três ónus desde o momento que decidiu assinar o protocolo com o Governo”: o prazo, o custo e “a responsabilidade de se ter substituído à administração central, comprometendo para o efeito verbas municipais”.

Recorde-se, em 2020, a Câmara de Sintra aprovou o lançamento de um concurso internacional para a construção do novo hospital, num investimento de 40,4 milhões de euros, cujas obras tinham início previsto para 2021.

De acordo com a informação divulgada pela autarquia, a construção fica a cargo da Câmara de Sintra, enquanto o Estado assume a aquisição e instalação do equipamento, orçamentadas no valor de 22 milhões de euros.

A proposta para o lançamento do concurso de construção foi aprovada com os votos favoráveis do presidente e vereadores eleitos pelo PS (6 no total), do vereador independente Carlos Parreiras e dos dois vereadores do PSD. O vereador da CDU votou contra.

Lusa