A intervenção no seguimento da assinatura de um protocolo entre a Câmara de Sintra, Parques de Sintra – Monte da Lua e Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e “tem como objetivo melhorar as condições de receção a visitas e visa também, aumentar os níveis de segurança na identificação e realização de revistas e inspeções”.

Os trabalhos de requalificação passam pela demolição dos módulos pré-fabricados existentes, a preparação dos terrenos adjacentes para a instalação das futuras instalações e a adaptação do edifício que assegura o programa de receção e identificação dos visitantes.

Nesta altura já estão concluídos os trabalhos de betonização de todos os pilares e paredes do edifício e de regularização do pavimento interior, estando em execução o lançamento de cofragem para a laje de esteira e vigas.

Recorde-se, o parlatório existente serve uma população de cerca de 700 reclusos e já não apresenta condições adequadas para cumprir com o objetivo pretendido, no que diz respeito a questões de segurança na receção das visitas.