A renovação da contentorização na Serra das Minas, na freguesia de Rio de Mouro, está a avançar no terreno, complementando a empreitada em curso de remodelação da rede de abastecimento de água.

Um investimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) de cerca de 450 mil euros que se traduz na instalação de 195 contentores enterrados, com as valências de recolha de plástico/embalagens, papel/cartão, vidro e resíduos indiferenciados.

“Este é um investimento, que está a decorrer em vários locais do concelho, que pretende melhorar a eficácia da recolha de resíduos e requalificar o espaço urbano”, afirma Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra e do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra. Na Serra das Minas, “o município está a proceder à substituição de contentores de superfície por equipamentos enterrados nos atuais 41 pontos de deposição de resíduos urbanos, a que acrescem mais três locais, passando de 174 para um total de 195 contentores”, sublinha Basílio Horta.

A instalação da nova contentorização na Serra das Minas vai traduzir-se num aumento de 187.000 L da capacidade de deposição indiferenciada e de 227.200 L ao nível da recolha seletiva, com um acréscimo de 21 equipamentos.

Com o aumento da capacidade de deposição, os novos contentores vão contribuir para um melhor ambiente urbano, ao reduzirem as ocorrências de resíduos depositados anarquicamente nas imediações dos contentores, mas também ao diminuir o espaço ocupado na via pública.

A minimização do impacto causado aos munícipes, pela realização das obras no terreno, foi também uma preocupação dos SMAS de Sintra ao fazerem coincidir os trabalhos de instalação da nova contentorização com a empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água, que representa um investimento de 1 milhão e 884 mil euros, e que se encontra em fase final de execução.