Portugal vai receber 8400 doses da vacina da Moderna “ainda esta semana”

A ministra da Saúde, Marta Temido, esteve reunida hoje com a "task force" do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

Marta Temido esteve reunida, esta manhã, com a comissão responsável pelo Plano de Vacinação contra a Covid-19 no país, e na sequência de uma conferência de imprensa, a ministra da Saúde fez um ponto de situação sobre as vacinas recebidas e administradas até à data e também uma antevisão do que serão as próximas semanas.

“[A vacina da] Moderna vai fazer a entrega de 8.400 doses ainda esta semana”, anunciou Marta Temido, acrescentando que a data específica ainda irá ser confirmada.

Sobre estas novas vacinas, a governante esclareceu que serão “afetadas a profissionais de saúde de privados que têm colaboração com o Serviço Nacional de Saúde (SNS)” no tratamento de doentes Covid-19.

No dia 18 e 25 de janeiro, prevê-se novas entregas de vacinas, designadamente da Pfizer, e, ainda nessa semana, mais doses da Moderna.

Marta Temido disse ainda que Portugal recebeu 159.900 mil vacinas da Pfizer, entre os dias 26 dezembro e 4 janeiro, e que foram distribuídas 140.400 doses no Continente e 19.500 doses nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Até ao final do dia de sexta-feira ao final do dia, “foram vacinadas 74 mil pessoas”, detalhou.