Autarquia entrega Jogo educativo ambiental GreenScience a 13 mil crianças

O Município de Sintra entregou, um jogo educativo ambiental GreenScience a todos os alunos do 1.º ciclo do concelho.

Cerca de 13 mil crianças que recebem este jogo, totalmente ecológico, que procura sensibilizar para questões da biodiversidade, energia, água, resíduos e alterações climáticas. O jogo “Sintra. Lugar da Ciência” desafia as crianças a transformarem-se em verdadeiros amigos do ambiente e a criarem divertidos projetos com materiais usados.

Composto por um kit com puzzle, vários materiais e um guião educativo, este jogo didático foi distinguido, com o prémio “Toy Award”, por constituir o primeiro brinquedo científico do mundo 100% sem plásticos.

“Estamos convictos de que este jogo didático constituirá um recurso educativo muito valorizável, seja em contexto familiar ou escolar”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que realça, ainda, o “significado especial” desta oferta na quadra natalícia e “na fase excecional que vivemos, com muitas famílias a confrontarem-se com expressiva redução das suas disponibilidades financeiras”.

Idealizado por um empresa portuguesa que se dedica ao desenvolvimento de brinquedos educativos e científicos, o jogo permite a realização de 15 atividades práticas que permitem desenvolver a habilidade manual, a criatividade e o raciocínio em diversas temáticas da sustentabilidade ambiental: água, ar, energias renováveis, resíduos, vida na terra/água, redução, reutilização, reciclagem e compostagem, entre outras.

A oferta deste jogo didático, que se destina a crianças a partir dos seis anos de idade, será extensível aos alunos com necessidades educativas especiais, designadamente na área da deficiência.