Inaugurada nova urgência dedicada doentes respiratórios

Foi inaugurada esta segunda-feira a nova unidade de urgência dedicada a doentes e suspeitos de COVID-19 do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pelos presidentes das Câmara Municipais de Sintra, Basílio Horta, e da Amadora, Carla Tavares.

Inaugurada a nova unidade de urgência dedicada a doentes e suspeitos de COVID-19 do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF)

Com uma área de 750 metros quadrados, a nova unidade corresponde a um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, integralmente assegurado pelos municípios de Sintra e Amadora. O HFF assegurou o investimento de equipamento deste serviço, num montante de 500 mil euros.

Esta nova unidade é uma extensão do Serviço de Urgência Geral do HFF e vem aumentar de forma muito significativa a capacidade de resposta do Hospital à população dos concelhos da Amadora e de Sintra no combate à pandemia de COVID-19.

Este investimento estruturante em contexto de aceleração da pandemia nos concelhos servidos pelo HFF permite criar dois circuitos separados, com reorganização dos espaços e dos recursos humanos afetos ao ambulatório do serviço de urgência, através da criação de duas áreas ambulatórias em locais distintos (uma área para doentes sem suspeita de infeção, e outra área para doentes COVID-19).

A nova unidade da urgência disponibiliza, em ambulatório, uma sala de reanimação, uma sala de triagem, uma sala de espera, dez boxes para observação e monitorização de doentes, seis gabinetes de observação médica e uma sala de RX. Cumulativamente, a nova unidade disponibiliza 16 boxes para internamento de pacientes e dois quartos de isolamento.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra

(…) “A solidariedade é a nossa palavra chave e o alicerce da nossa ação” [Basílio Horta]

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, sublinhou que “estas novas instalações são um símbolo muito importante para nós, pois são um gesto de solidariedade. Em momentos tão difíceis como aquele que estamos a passar, a solidariedade é a nossa palavra chave e o alicerce da nossa ação”.

O autarca referiu que este trabalho complementar entre as autarquias e o governo, “tem permitido encontrar os meios para responder às necessidades na área da saúde, a qual é uma área prioritária para a autarquia de Sintra”.

A ministra da saúde, Marta Temido, destacou “a capacidade extraordinária que governo e autarquias têm tido de trabalhar em conjunto, o que fica como uma das lições que ficará e que jamais poderá ser apagada desta gestão da pandemia”.

Outro aspeto destacado por Marta Temido foi “a resiliência do Serviço Nacional de Saúde adaptando-se, recuperando e encontrando respostas específicas para os doentes COVID e não-COVID”. Essa resiliência é também materializada, nas palavras da ministra “com estas instalações hoje inauguradas, que vêm permitir das respostas específicas à pandemia ao mesmo tempo que asseguram resposta à sua atividade programada”.

Recorde-se que foi assinado no final de outubro o protocolo que permitiu a construção desta nova unidade, que servirá mais de meio milhão de utentes dos municípios de Amadora e Sintra.

Fotografia: HFF