Suspeito da morte de PSP em Évora detido em Sintra

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já lamentou hoje o "momento trágico" e manifestou, em nome do Governo, o seu "profundo pesar" pela morte do agente da PSP, "vítima de atropelamento após uma intervenção policial".

Estabelecimento Prisional de Sintra | Imagem: Google

O homem detido pela GNR suspeito do atropelamento mortal do agente da PSP em Évora é um guarda prisional do Estabelecimento Prisional (EP) de Sintra, e foi detido em Ranholas, perto do estabelecimento prisional.

Segundo o fonte do Comando Nacional da GNR, o suspeito foi detido, “às 03h50 em Ranholas”, por militares do subdestacamento de Alcabideche da GNR, acrescentou.

O homem de 52 anos que o Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL), numa publicação na sua página na rede social Facebook, considera ter atropelado “intencionalmente” o agente – encontrava-se, por volta das 11h30, deste domingo, nas instalações da GNR em Alcabideche. “Ainda está detido nas instalações policiais”, disse a fonte da GNR contactada pela Lusa.

A Polícia Judiciária, a quem o caso foi já entregue, “está a fazer algumas ações de peritagem” e, por isso, “ainda não há informações” sobre quando o suspeito irá ser presente a primeiro interrogatório judicial, afirmou a mesma fonte.

Recorde-se, um agente do Comando Distrital de Évora da PSP morreu hoje de madrugada no hospital local depois de ter sido atropelado por uma viatura alegadamente conduzida pelo guarda prisional, que fugiu e acabou por ser detido pela GNR, revelou o Comando nacional da Polícia.

O agente não estava de serviço, no sábado à noite, mas interveio numa situação de violência doméstica que presenciou, na rua, acabando por ser atropelado pelo alegado agressor.

Segundo o Comando Nacional da PSP, às 21h45, no Rossio de São Brás, na cidade alentejana, “ocorreu uma agressão a uma mulher, pelo seu companheiro”, no âmbito da qual o homem “arrastou a mulher pelo chão e obrigou-a a entrar numa viatura”.

O agente “interveio para fazer cessar o crime em curso”, mas, “ao tentar impedir a fuga do agressor, o Polícia foi atropelado pela viatura” do agressor, “sendo arrastado cerca de 40 metros”.

A PSP revelou que o agente foi levado, “em estado muito grave”, para o Hospital do Espírito Santo de Évora, mas acabou por falecer, às 00h54 de hoje.

Quanto ao agressor, “conseguiu fugir”, mas acabou por ser intercetado e detido pela GNR.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já lamentou hoje o “momento trágico” e manifestou, em nome do Governo, o seu “profundo pesar” pela morte do agente da PSP, “vítima de atropelamento após uma intervenção policial”.

Sintra Notícias com Lusa