Fernando Morais Gomes | “O homem nasceu livre”

Opinião

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, “O homem nasceu livre, e por toda a parte vive acorrentado” escreveu Jean-Jacques Rousseau.

A liberdade é como o suplício de Sísifo, que quando julgava ter agarrado a pedra, de novo caía, e de novo a tinha de voltar a agarrar. As liberdades que as democracias nos trouxeram não são dados adquiridos, e são hoje cerceadas por governos populistas e manipuladores, pelas sarjetas dos comentários nas redes sociais, pelo politicamente correto que a muitos silencia e cria o medo de falar, pela discriminação que em grande parte do planeta ainda subsiste, seja na perseguição religiosa, no cercear da liberdade de expressão, no preconceito e no pensamento único.

Hoje é dia de reflexão, sem nunca deixar de lado a ação que se impõe a quem entende que viver não é só existir por si e para si, num mundo cada vez mais hedonista e avaro. Um pensamento pois para os Ihor’s do aeroporto de Lisboa, os George Floyd de Minneapolis, os Maregas de Guimarães , os rohyngia de Myanmar, e todos os que ainda sofrem nos subterrâneos da liberdade ,neste mundo contraditório e em tormenta.

É preciso viver para a Liberdade, e por ela lutar, porque, como como diziam os velhos anarcas, muitas vezes o medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo.