Concluída limpeza do Vale da Raposa

Já está concluída a limpeza do Vale da Raposa que dará lugar ao Jardim Romântico de Sintra e será realizada em três etapas, num investimento da autarquia de 588 mil euros.

Vala Raposa, em Sintra

A empreitada visa a estabilização e consolidação do Vale da Raposa, com uma série de melhoramentos que se vão realizar no terreno localizado no centro da Vila de Sintra, (Av. Barão Almeida Santos, junto à estátua do Soldado Desconhecido) com vista à concretização de um Jardim Romântico.

Por agora, os trabalhos centram-se essencialmente ao nível das infraestruturas, com o objetivo de criar condições de segurança e acessibilidade ao futuro jardim, através da estabilização das estruturas, recuperação dos caminhos e da criação de uma rede de esgotos domésticos e pluviais.

Os trabalhos de desmonte, remoção e desmatação serão realizados de modo criterioso com vista a possibilitar a aplicação futura dos materiais a manter e a valorizar, estruturas existentes de que fazem parte, caso do caminho principal, os muros de suporte e muretes, as escadas, os diversos tanques, o poço, a cisterna (mina subterrânea), as caleiras (sistema interno e externo), o anexo sob a Correnteza, as espécies vegetais, entre outros.

O novo Jardim Romântico de Sintra, representa um investimento de 588 mil euros e tem como propósito, proporcionar aos munícipes e visitantes uma nova área de lazer e contemplação.

Recorde-se, o Vale da Raposa integra um sistema de descompressão urbana da vila de Sintra, juntamente com o vale do Rio do Porto, junto à Volta do Duche, na ligação entre os Paços do Concelho e o centro histórico.

O local faz parte das zonas “non aedificandi” estabelecidas no Plano de Urbanização de Sintra (PUS), desenvolvido em 1949 pelo urbanista Etienne de Groer, entretanto registado em 1996, mas onde se pretendeu “impedir qualquer construção, quer para conservar uma coroa verde a um monumento nacional, quer para proteger uma paisagem ou uma bonita vista”.

Na década de 1990 deu entrada na autarquia um projeto para a construção de um silo automóvel, com um centro comercial com várias dezenas de lojas por cima, no Vale da Raposa, mas a contestação de moradores e defensores do património levou ao “chumbo” da proposta.