Acompanhado por técnicos e autarcas, Basílio Horta foi inteirar-se das obras no Bairro do Pendão

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, visitou esta sexta-feira as obras as obras de requalificação do espaço público do Bairro do Pendão, na União de Freguesias de Queluz e Belas, um investimento da autarquia 665 mil euros, para a requalificação e modernização do espaço público.

Na empreitada em curso, com uma área total de cerca de 25 mil metros quadrados divididos por cinco áreas de intervenção, destaque para os espaços destinados ao convívio e lazer e à melhoria das condições de acessibilidade pedonal, proporcionando um incremento da qualidade de vida da população dos residentes uma nova centralidade da freguesia.

“Esta requalificação é mais um exemplo do que a autarquia está a fazer pelos seus munícipes, investimos para dar qualidade de vida às pessoas. Trata-se de devolver a este espaço público melhores condições de utilização, com mais segurança e conforto a todos os que aqui vivem”, notou o presidente da edilidade, acompanhado pela presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves, autarcas e técnicos da autarquia.

Visita às obras no espaço público no Bairro do Pendão

As cinco áreas intervencionadas são o Parque Urbano do Pendão (campo de jogos e espaço de jogo e recreio), a horta solidária do Pendão, o espaço de jogo e recreio do Altos dos Moinhos, o jardim e miradouro da Rua Fernão Mendes Pinto e o percurso da estação de comboios de Queluz até à Escola Básica do Pendão (Alto dos Moinhos).

Os trabalhos no Parque Urbano do Pendão consistem no assentamento de lajetas nos caminhos e no início da preparação dos espaços para colocação dos equipamentos de fitness e infantis. Na horta solidária está a ser colocado o nicho para o contador de água e a preparação do terreno para a colocação da camada de terra vegetal. Já no espaço de jogo e recreio do Altos dos Moinhos procede-se à colocação de mobiliário urbano e plantação de árvores.

No jardim e miradouro da Rua Fernão Mendes Pinto e no percurso da estação de comboios de Queluz até à Escola Básica do Pendão estão a ser realizados trabalhos referentes aos espaços verdes.

Recorde-se, este projeto insere-se no Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano – PEDU, Portugal 2020, que financia a obra em 50% e que engloba a requalificação dos espaços públicos do bairro do Pendão cujo objetivo é dar resposta às necessidades de intervenção prioritárias, identificadas pela população e associações locais.

Fotografia: Câmara Municipal de Sintra