"O investimento vai valorizar o espaço naturalizado, adjacente às margens da ribeira, adequando-o ao lazer e recreio na natureza, através da criação de num percurso pedonal/clicável e zonas de estar ao longo da linha de água", pode ler-se na planta do projeto

Representando um investimento superior a 1,6 milhões de euros, estas obras que se iniciam em janeiro, vão ligar a freguesia de Rio de Mouro à cidade de Agualva-Cacém, através da construção de um corredor verde.

“Este investimento vai permitir que todos que vivem na freguesia desfrutem de novos/requalificados espaços públicos, favorecendo a circulação pedonal tornando assim a cidade acessível e segura aos seus utilizadores”, pode ler-se na memória descritiva do projeto.

A obra, que será lançada no terreno, em janeiro de 2021, “implica revitalizar os espaços de estadia, recreio e jogo adequando-os às necessidades da população residente, criando novos atrativos e melhorando a qualidade paisagística dos espaços”.

O projeto terá particular atenção na escolha do tipo e da localização do mobiliário urbano (bancos, papeleiras, depósitos de resíduos sólidos, estacionamento de bicicletas, paragens de autocarros, sinaléctica viária e outra) e os elementos de iluminação pública.

Segundo a planta do projeto, “o município de Sintra pretende dinamizar o espaço público, aumentando a oferta lúdica e recreativa como continuidade do espaço envolvente, sem barreiras ou encerramentos”.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra e Bruno Parreira, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro | Foto: arquivo

A obra vai permitir recuperar a “naturalidade” da linha de água e da sua margem, incluídas no domínio público hídrico, através de ações de demolição de construções, limpeza de resíduos sólidos urbanos, remoção da vegetação invasora e infestante. Será também concretizada a recuperação da galeria ripícola através da plantação de espécies adequadas.

“O investimento vai valorizar o espaço naturalizado, adjacente às margens da ribeira, adequando-o ao lazer e recreio na natureza, através da criação de num percurso pedonal/clicável e zonas de estar ao longo da linha de água”, pode ler-se na planta do projeto.

O local vai promover a “sustentabilidade dos espaços verdes e de lazer onde há uma particular atenção ao desenvolvimento de espaços verdes com redução de manutenção e de consumo de água”.