Assinatura de protocolo para a criação de um espaço, no interior das instalações do Regimento de Comandos, integrando o acervo documental daquela unidade militar, atualmente devoluto

ACâmara de Sintra assinou na passada sexta-feira, um Contrato interadministrativo de colaboração com o Exército Português, para a criação de uma coleção visitável pública nas instalações do Regimento de Comandos na Carregueira, em Belas.

O protocolo assinado pelo Comandante do Regimento de Comandos, Coronel Vieira Pombo e pelo Presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, tem como propósito a criação de uma “coleção visitável” pública nas instalações do Regimento, na Carregueira, na União das Freguesias de Queluz e Belas, “visando a preservação da história e memória do Regimentos de Comandos, bem como a sua divulgação junto das populações”.

Para Basílio Horta, “as Forças Armadas são a primeira escola em cidadania de Portugal, mas também são a garantia da nossa independência”, referindo ainda que “merecem um respeito muito grande e uma grande gratidão, pela disponibilidade, os riscos e também as dificuldades com que as missões são desempenhadas”.

“É necessário que cada português pressinta e reconheça a enorme importância que as Forças Armadas têm no seu presente e na garantia do futuro”, concluiu o autarca.  

Espaço a intervencionar, no interior das instalações do Regimento de Comandos, integrando o acervo documental daquela unidade militar, atualmente devoluto

A cerimónia contou ainda com a presença do Chefe Maior do Exército, o General José Nunes da Fonseca que agradeceu à autarquia de Sintra a iniciativa e o apoio desde logo prestado para a criação deste espaço documental.

“É para nós um orgulho sentirmos este reconhecimento das identidades significativas que nos envolvem e da sociedade. Este agradecimento também nos induz o reforço da nossa coligação e as sinergias que podemos obter, entre o Exercito Português, portugueses e entidades autárquicas que nos envolvem”, disse o Chefe Maior do Exército.

Após a assinatura do protocolo foi visitado o espaço a intervencionar, no interior das instalações do Regimento de Comandos, integrando o acervo documental daquela unidade militar, atualmente devoluto. O valor das obras que consubstanciam este apoio é de 58 mil euros.

Regimento de Comandos na Carregueira, em Belas

A coleção visitável pelo público pretende preservar a história e memória do Regimento de Comandos, revisto de um vasto interesse cultural, tanto para o Exército Português, como para o Município de Sintra, lugar onde se encontra localizado.

Recorde-se, o Regimento de Comandos está aquartelado nas instalações militares da Serra da Carregueira, em Belas, desde 2008. Os Comandos foram criados em 1962 e são considerados uma força de elite do Exército Português, com treino avançado para a realização de operações ou missões que envolvam alto risco e elevado índice de sucesso, que apenas podem ser realizadas por forças altamente qualificadas.

A iniciativa contou ainda com a presença de Paula Alves, presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas.

[atualizada, 17h05]
Fotografia: Exército Português