Ajuntamentos, consumo de bebidas alcoólicas na via publica, violação das regras de distanciamento imposta pelo governo para prevenir os risco de contágio por COVID-19, são alguns dos assuntos de preocupação de autarcas da cidade de Agualva-Cacém, no concelho de Sintra.

Os presidentes das Juntas de freguesias da Cidade, Carlos Casimiro (Agualva e Mira Sintra) e Paulo Adrego (Cacém e São Marcos), “reuniram online” com os comandantes do Comando Metropolitano de Lisboa e da Divisão de Sintra, da Polícia de Segurança Pública (PSP), para manifestar esta preocupação, em tempo de pandemia.

Recorde-se a Cidade de Agualva-Cacém é a 10ª cidade portuguesa, onde residente mais 80 mil pessoas, de acordo com os sensos de 2011.

“Temos acompanhado com preocupação os ajuntamentos que têm ocorrido em diversos espaços públicos da Cidade de Agualva-Cacém, violando grosseiramente as regras de distanciamento e proibição do consumo de bebidas alcoólicas na via pública, impostas para prevenir a pandemia Covid-19”, pode ler-se numa nota de imprensa conjunta, assinada pelos autarcas.
Na sequência da reunião, Carlos Casimiro e Paulo Adrego, destacam ainda a “oportunidade de valorizar o trabalho desenvolvido pela Esquadra da PSP de Agualva-Cacém, procurando perceber os constrangimentos operacionais existentes e sensibilizando para a necessidade do reforço de meios necessários para o policiamento adequado para uma cidade com a nossa dimensão populacional”.

Esquadra da PSP em Agualva-Cacém | Imagem: arquivo

Apesar dos níveis de criminalidade na freguesia, serem inferiores aos da média nacional e da Área Metropolitana de Lisboa, “não deixa de ser uma preocupação”, disse recente Carlos Casimiro em entrevista ao Correio de Sintra e ao Sintra Notícias, lamentando as más condições de funcionamento da Esquadra da PSP, a funcionar num edifício de habitação, adaptado para as funções, mas que já não dignifica nem responde da melhor maneira às solicitações, tendo em conta o número de habitantes, na cidade.

O autarca lamenta que o Comando da PSP, não tenha chegado a acordo para as várias propostas apresentadas pela autarquia de Sintra, para albergar condignamente as forças de segurança, caso das antigas instalações da Melka, ou edifício do Lidl em Mira Sintra ou mesmo o Mercado de Agualva. “As propostas foram recusadas pelo Comando da PSP, por razões que não consigo acompanhar, quando a necessidade é gritante”, desabafa o autarca.