Semana Europeia de Redução de Resíduos que decorre entre 21 e 29 de Novembro, vai ser assinalada no concelho de Sintra

ASemana Europeia de Redução de Resíduos que decorre entre 21 e 29 de Novembro, vai ser assinalada no concelho de Sintra com a distribuição de 964 novos ecopontos nas escolas públicas, numa iniciativa da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra.

O projeto municipal irá permitir que mais escolas do concelho tenham acesso a novas ferramentas para uma correta reciclagem dos resíduos, incentivando as boas práticas ambientais de deposição seletiva de lixos já existentes nas escolas e promovendo hábitos de reciclagem nas camadas mais jovens da população.

Nesta fase do projeto, “estão já a ser distribuídos os 964 equipamentos de deposição seletiva de resíduos – cestos de 32 litros e contentores com rodas de 80 litros e 120 litros – adquiridos pelo município para entregar às escolas”, refere a autarquia em nota de imprensa.

Numa primeira fase, serão contempladas as escolas que sinalizaram a necessidade de aquisição destes equipamentos e, posteriormente, de uma forma faseada, serão entregues mais equipamentos de reciclagem aos estabelecimentos de ensino que manifestarem interesse em manter ou aderir a este projeto ambiental.

Esta iniciativa ambiental tem em vista dois objetivos essenciais, que pretende proporcionar às escolas a possibilidade de manterem as práticas de reciclagem que estavam em perigo devido à insuficiência de equipamentos de deposição seletiva no recinto escolar.

Por outro lado, pretende-se com este projeto reforçar os hábitos de “reciclar” a um crescente número de alunos, que através dos equipamentos para a deposição diferenciada de resíduos disponibilizados poderão colocar em prática os ensinamentos provenientes das atividades de educação e sensibilização ambiental promovidas nas escolas.