Das 220 candidaturas recebidas, foram selecionados os 100 hortelãos em número correspondente ao número de talhões agrícolas disponíveis. Os restantes candidatos ficarão em lista de espera a aguardar vaga ou a eventual ampliação desta horta solidária, na freguesia de Rio de Mouro.

A autarquia de Sintra irá promover junto dos selecionados uma ação de formação gratuita sob o tema “Cultura de hortícolas em modo de produção biológica”, a realizar próximo do local da horta. 

A Horta Solidária da Presa, na Avenida Infante D. Henrique em Rio de Mouro, é um espaço pensado e criado para o desenvolvimento de agricultura urbana, biológica e de subsistência da comunidade. A criação das Hortas Solidárias no Município de Sintra veio promover junto dos habitantes locais a valorização do espírito de solidariedade e dos recursos naturais para um desenvolvimento mais sustentável.

Bruno Parreira, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro

(…) “Mais uma vez estamos a falar da ligação à terra e do paradigma relacional entre as pessoas. Quem cultiva e vê nascer, apropria-se a ganha laços de afetividade” — [Bruno Parreira]

O programa “Horta Solidária” em Rio de Mouro, foi instalado num terreno baldio na Avenida Infante D. Henrique, “um espaço pensado para o desenvolvimento de agricultura urbana, biológica e de subsistência”, lembra Bruno Parreira.

Este programa pretende disponibilizar parcelas de terreno municipal para cultivo, contribuindo  para a promoção da inserção e inclusão social, para a diminuição da pobreza das famílias através do cultivo dos solos para apoio à sua subsistência, redescobrir, preservar e incentivar o uso de práticas agrícolas tradicionais, bem como o modo de produção biológica.

Por outro lado, pretende ainda proporcionar a proximidade com o meio ambiente e com a realização de atividades para as famílias na área da educação e sensibilização ambiental.