Agência da Caixa Geral de Depósitos em Mira Sintra pode encerrar, já em janeiro

ACaixa Geral de Depósitos (CGD) está a ponderar o encerramento, da agência bancária em Mira Sintra, “já em janeiro”, tomou conhecimento Carlos Casimiro, presidente da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, partilhando a informação, nas redes socais.

“Não há argumentos que justifiquem que o banco público pretenda encerrar a única agência bancária existente na Freguesia de Mira Sintra, com cerca de cinco mil pessoas, a maioria das quais idosas, privando-as de um serviço de que tanto necessitam”, lamenta Carlos Casimiro, acrescentando que “caso se confirme esta intenção, esta contará com a nossa frontal oposição”.

Carlos Casimiro, presidente da União das Freguesia de Agualva e Mira Sintra | Foto / arquivo

(…)“Não há argumentos que justifiquem que o banco público pretenda encerrar a única agência bancária existente na Freguesia de Mira Sintra” — [Carlos Casimiro]

Recorde-se, a Caixa Geral de Depósitos reduziu 337 trabalhadores entre janeiro e setembro deste ano, em Portugal, segundo os resultados dos primeiros nove meses, divulgados recentemente para instituição bancária.

No final de setembro deste ano, a CGD tinha 6.763 trabalhadores na atividade doméstica, menos 337 do que os existentes no final de 2019 (7.100).

Já se a comparação for feita com setembro de 2019, a redução de trabalhadores no espaço de um ano é de 658 trabalhadores.

A CGD espera ter, no total deste ano de 2020, um custo de 75 milhões de euros com a saída negociada de empregados (sobretudo através de pré-reformas, mas também através de rescisões por mútuo acordo).

O banco mantém o objetivo de cumprir o número de empregados que constam do plano de Reestruturação acordado com a Comissão Europeia, pelo que espera que no final deste ano, tenha 6.629 pessoas no perímetro doméstico e pouco mais de 7.000 no total (atividade doméstica e internacional).

De acordo com estes dados, ainda terão de sair mais de 100 trabalhadores da CGD em Portugal, pelo que a intenção de encerramento, da agência da CGD (Caixa Geral de Depósitos) de Mira Sintra, pode acontecer, já em janeiro de 2021.

[em atualização]