Autarquia dá “luz verde” para a construção de ciclovia em Colares

O município de Sintra assinou esta quarta-feira, o auto de consignação, que dá início à execução do Percurso Ciclável e Pedonal na Ligação de Colares, Banzão e Praia Grande.

Assinatura do auto de consignação para a construção da ciclovia de Colares

Com prazo de execução de 10 meses, a realização desta ciclovia corresponde a um investimento de 994 mil e 400 euros por parte da autarquia e terá uma extensão de aproximadamente 1,985 metros.

O troço da Estrada Nacional (EN) 375, denominado de Via do Atlântico, encontra-se localizado entre a rotunda de acesso à Praia Grande e a Adega de Colares.

“Os investimentos que a autarquia tem vindo a realizar na construção de ciclovias são de extrema importância, pois significam uma aposta no ambiente e o desenvolvimento de políticas ambientais tão importantes agora como no futuro. Temos já 32 km de ciclovias, são mais de 7 milhões de euros de investimento na sustentabilidade, mobilidade e saúde”, disse o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

“A Câmara de Sintra não para, a pandemia é obviamente grave mas a única forma de a combater no plano socioeconómico é trabalhar mais e empenharmo-nos mais ainda”, disse o autarca, sublinhando que “este investimento é relevante porque requalifica, porque é virtuoso para o ambiente, porque é uma mudança qualitativa para o nosso concelho e para a qualidade de vida de quem aqui mora, trabalha ou nos visita”.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra à conversa com Pedro Filipe, presidente da Junta de Freguesia de Colares

Recorde-se, a autarquia de Sintra desenvolve um plano para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 quilómetros, que tem como objetivos a promoção das deslocações a pé e de bicicleta, a requalificação e criação de espaços pedonais e a melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

A mobilidade e a segurança rodoviária e pedonal, bem como ligar núcleos urbanos, espaços públicos relevantes, zonas de comércio e/ou serviços e equipamentos estruturantes, são outros objetivos desta iniciativa.

O auto de consignação, que deu início à execução do Percurso Ciclável e Pedonal na Ligação de Colares, Banzão e Praia Grande, decorreu esta quarta-feira, na Adega Regional de Colares e contou com a presença do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, do presidente da Junta de Freguesia de Colares, Pedro Filipe, dos vereadores Rui Pereira e Eduardo Quinta Nova, autarcas e técnicos da autarquia.


Notícia atualizada
Fotografia: Vitalino Cara d’Anjo