Pedro Brás

Terminada a fase de consulta pública de avaliação de propostas do Orçamento Participativo (OP), Massamá e Monte Abraão entra agora na fase de votação popular.

Os cidadãos terão a oportunidade de exercer o seu voto entre nove projetos, nas mais diversas áreas, como espaço público, cultura e intervenção social.

A fase de votação está disponível até dia 20 de dezembro e cada cidadão poderá votar, usando apenas uma das seguintes opções de voto:

» 1.ª opção | 2 votos positivos usados obrigatoriamente em dois projetos diferentes;
» 2.ª opção | 1 voto negativo num projeto.

Propostas em VOTAÇÃO:
O voto pode ser feito no website do OP ou presencialmente, nas instalações da Junta de Freguesia em Massamá e/ou Monte Abraão.

“Fomos pioneiros ao nível das Junta de Freguesia em ter um Orçamento Participativo, em particular no concelho de Sintra – um território com uma densidade populacional tão elevada, tem de ter ferramentas que permitam a qualquer cidadão, envolver-se no local onde mora, onde estuda, onde trabalha ou, simplesmente, onde gosta de passear e vir às compras”, explica refere Pedro Brás, presidente da Junta de Freguesia, em entrevista recente ao ao Correio de Sintra e ao Sintra Notícias.

“A comunidade pode e deve sentir que faz parte da governação e que os eleitos não têm de estar distantes. A proximidade com os cidadãos e a capacidade de ouvir a população é benéfica para a Freguesia e para todos“, destaca Pedro Brás, apelando à participação: “Uma Comunidade participativa é uma Comunidade viva e todos saímos a ganhar quando as pessoas se interessam e sentem que podem fazer parte das decisões no local onde vivem, estudam e/ou trabalham”.

Recorde-se, desde a sua primeira edição, o OP promovido pela União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, já recebeu 145 propostas, mais de cinco mil votantes e um investimento no valor de mais de 404 mil euros.