“Trata-se de um projeto que, não tendo sido criado a pensar num contexto de pandemia, acabou por dar a alunos e professores uma aprendizagem que lhes permitiu uma melhor e mais fácil adaptação ao ensino à distância a que todos foram obrigados no final do último ano letivo”, explica a editora LeYa Educação, na sua página digital.
O Projeto iClass começou a ser dinamizado com uma turma-piloto de 7º ano, no ano letivo 2016/2017.
“O projeto tem em conta três pilares essenciais: Pedagogia, Espaço e Tecnologia. São utilizadas pedagogias ativas, num espaço multidimensional com recurso a tecnologias que promovem o trabalho colaborativo”, pode ler-se.
No ano letivo 2017/2018, devido ao sucesso que o projeto teve no primeiro ano, optou-se por alargar o projeto a todas a turmas de 7º e 8º anos, passando de 19 alunos envolvidos no projeto para cerca de 120. São realizadas, com frequência, formações para professores, de modo a que se apropriem das ferramentas.
No ano letivo 2018/2019 o projeto alargou-se a todas as turmas do 3º ciclo. Mudaram o espaço de todas as salas de aula bem como a forma de trabalhar e o recurso à tecnologia.