Rede de abastecimento de água renovada na Serra das Minas

Estão a decorrer obras de remodelação e renovação da rede de abastecimento de água na Serra das Minas, na freguesia de Rio de Mouro no concelho de Sintra.

Aempreitada dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, consiste na remodelação das infraestruturas de abastecimento de água em fibrocimento, redes antigas que apresentam perdas significativas de água, decorrente de roturas frequentes de difícil deteção, por se tratar de uma zona rochosa.

“A necessidade de substituição de condutas deve-se à existência de roturas e fugas de água, motivadas pelo desgaste das tubagens em fim de vida útil, e à inadequação dos diâmetros das condutas”, frisa Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra e do conselho de administração dos SMAS, que realça que “a concretização destas obras vai possibilitar melhorar o desempenho da rede, a fiabilidade e conforto para os consumidores”.

Segundo os SMAS de Sintra, a intervenção vai beneficiar uma população estimada em 12 mil habitantes, sendo substituídos todos os ramais domiciliários existentes, bem como a execução de ramais onde não existia abastecimento, o qual mantém como origem o Reservatório da Rinchoa.

Onze quilómetros de condutas

Após a concretização da remodelação da rede, com cerca de 11,3 quilómetros, segue-se a instalação de condutas em PVC (Policloreto de Vinilo), os SMAS de Sintra procedem à pavimentação das vias rodoviárias, assim como à execução dos pavimentos em calçada, no sentido de repor as condições de circulação rodoviária e pedonal na zona.

A empreitada inclui, ainda, “a substituição de contentores de superfície por equipamentos semienterrados de deposição de resíduos urbanos, correspondendo a 195 equipamentos, cuja aquisição motivou a abertura de um concurso específico por parte dos SMAS de Sintra, no valor global de cerca de 500 mil euros”.

A remodelação da rede de abastecimento de água na Serra das Minas, representam um investimento de um milhão e 844 mil euros.