Hospital Fernando Fonseca tem nova TAC financiada pela Câmara de Sintra

Já está em funcionamento no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), no Serviço de Imagiologia, um novo equipamento de TAC – Tomografia Computadorizada – de última geração, oferecido pela Câmara de Sintra, no âmbito da pandemia por COVID-19.

Onovo equipamento essencial para a população servida pelo HFF e, em especial, para os doentes COVID-19, representa um investimento superior e meio milhão de euros, valor integralmente suportado pela Câmara Municipal de Sintra.

“A aquisição desta nova TAC, oferecida pela Câmara de Sintra, reforça a resposta do HFF aos utentes, reduzindo os tempos de espera e evitando a externalização destes exames”, disse Marco Ferreira, presidente do Conselho de Administração do HFF, adiantando que “anualmente são realizados cerca de 52 mil TAC”, naquela unidade hospital que serve os concelhos da Amadora e Sintra.

“O Serviço de Imagiologia do HFF passa a estar dotado com um equipamento que possibilita a obtenção de imagens de grande qualidade, nomeadamente na área da patologia pulmonar, essencial na abordagem ao doente com COVID-19”, sublinhou Marco Ferreira, explicando que “esta aquisição permite-nos, ainda, criar circuitos separados para utentes COVID-19 e não COVID-19, reduzindo o risco de infeção”.

Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, “este investimento vai ao encontro desta estratégia, dotando o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca com um equipamento fundamental na abordagem aos doentes COVID-19”, defende Basílio Horta, destacando ainda a “importância de continuar a investir e a apoiar todo o sistema de saúde do concelho” de Sintra.

A nova TAC funciona no Serviço de Imagiologia

A Diretora do Serviço de Imagiologia do Hospital Fernando Fonseca (HFF), dra. Ana Tavares, destaca a importância da nova TAC, já em funcionamento e deixa um agradecimento especial à Câmara Municipal de Sintra pelo financiamento da aquisição do equipamento, que vai possibilitar servir melhor os utentes do HFF.

“É um novo equipamento que vem substituir um outro. Tem uma qualidade de imagem muito superior de diagnóstico e emite muito menos radiação. Os nossos doentes COVID-19 ou suspeitos pacientes, irão fazer os seus exames neste novo equipamento, ficando assim servidos por uma melhor qualidade de imagem”, disse esta responsável.

Recorde-se, o Hospital Doutor Fernando da Fonseca, também conhecido por Amadora-Sintra, dá assistência hospitalar a uma população de cerca de 550 mil habitantes dos concelhos de Amadora e de Sintra, sendo dos hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo, aquele que reúne um maior número de doentes COVID-19 internados, desde o início da pandemia.

Sintra Notícias com HFF