Constituído por um fundo arquivístico, bibliográfico e iconográfico, considerado o melhor do mundo, a coleção da Camiliana de Sintra, pretende dar a conhecer documentos únicos de um valioso espólio de e sobre o escritor Camilo Castelo Branco e representa, a vários títulos, a obra de um dos maiores génios da literatura portuguesa.

Formada a partir da coleção particular de Rodrigo Simões do Carmo Costa (1873-1947), sintrense que colecionou exaustivamente obras da autoria e sobre Camilo Castelo Branco, e que em 1939 doou a sua coleção ao Município de Sintra, tendo a Câmara Municipal de Sintra enriquecido substancialmente o espólio a partir dessa data.

Além da exposição deste magnífico e único testemunho da vida de Camilo Castelo Branco estão agendados recitais, conferências, oficinas e ateliês. Contudo, importa lembrar que a participação nestas atividades está sujeita a marcação prévia junto do MU.SA – Museu das Artes de Sintra.

A Classificação deste património cultural único que integra a Biblioteca Municipal de Sintra, teve como objetivo base a preservação, salvaguarda e divulgação deste acervo Camiliano de inegável valor literário, cultural, histórico, linguístico, documental, artístico e social.

A classificação, proposta pelo Ministério da Cultura, da Coleção Camiliana de Sintra ao abrigo da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, reflete os critérios relativos ao caráter matricial do bem, ao génio do respetivo criador, à proximidade da matriz ou versão originais, aos processos utilizados na sua criação ou produção, ao valor estético e material intrínseco do bem e à sua importância na perspetiva da investigação histórica e científica e o que nela se reflete do ponto de vista de memória coletiva.

Conferência no MU.SA, este sábado

Recorde-se, este sábado, dia 24 de outubro, pelas 16h00, vai decorrer no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, a conferência “Camiliana de Sintra: Bem Cultural de Interesse Público”.

A iniciativa, organizada pela autarquia, integra a programação inerente à exposição Camiliana de Sintra: Bem Cultural de Interesse Público que pretende dar a conhecer documentos únicos de um valioso espólio de e sobre o escritor Camilo Castelo Branco pode ser vista até 27 de dezembro, no MU.SA.

A conferência, tem como oradores: Dr.ª Maria Margarida Lopes, da Biblioteca Nacional de Portugal e o Professor Doutor Ivo Castro, do Departamento de Linguística Geral e Românica da Universidade de Lisboa. A conferência conta ainda com a presença de representantes das diversas instituições e académicos envolvidos no processo de classificação da “Camiliana de Sintra como Bem Cultural de Interesse Público”.

Coleção de grande valor cultural

A coleção é considerada de grande valor cultural, vasto e diversificado, com inegável valor literário, constituído por um fundo arquivístico, bibliográfico e iconográfico, considerado melhor do mundo, valorizando o património cultural de Sintra. Este espólio Camiliano é também um dos raros espólios documentais classificados em todo o país.

“Esta Camiliana constitui um património de interesse cultural com valores de memória, autenticidade, criatividade e raridade, que importa reconhecer e valorizar” pode ler-se na decisão da Ministra da Cultura do dia 6 de agosto de 2020, e que acrescenta ainda “Esses valores manifestam-se, desde logo, na existência de autógrafos literários do autor, que são raros, bem como de praticamente todas as edições de todas as suas obras, muitas delas também raras; e, ainda, na extensa documentação da sua vida e época, através de muita correspondência do escritor e de uma vasta coleção de periódicos do seu tempo, em muitos dos quais deixou a sua intervenção”.

Formada a partir da coleção particular de Rodrigo Simões do Carmo Costa (1873-1947), sintrense que colecionou exaustivamente obras da autoria de Camilo Castelo Branco e que em 1939 doou a sua coleção ao Município de Sintra.

Do seu fundo arquivístico destacam-se os manuscritos autografados e várias obras de Camilo Castelo Branco: poesias, correspondência de Camilo, de Ana Augusta Plácido e de outros autores sobre a vida e obra do escritor, existindo ainda vários artigos de crítica literária camiliana.

O fundo bibliográfico é constituído pela bibliografia ativa e passiva de Camilo Castelo Branco, engloba todos os originais do escritor, traduções que permitiram a divulgação pela Europa da sua obra, publicações de crítica literária camiliana e periódicos. Já o fundo iconográfico revela o gosto e a admiração de diversos artistas por Camilo Castelo Branco, abrangendo uma variável panóplia de técnicas e de suportes.

A participação nesta conferência é gratuita mediante inscrição prévia.