Queluz recebe apresentação do Lisbon & Sintra Film Festival

Apresentação da 14.º edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, esta quarta-feira, no Palácio Nacional de Queluz.

EM DIRETO | Apresentação / LEFFEST 2020, Lisboa & Sintra Film Festival
Paulo Branco, diretor do LEFFEST
Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra
Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa


[em atualização]

A apresentação da 14.º edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival tem lugar no dia 21 de outubro, pelas 12h00, no Palácio Nacional de Queluz, com transmissão em direto no Facebook da Câmara Municipal de Sintra.

Esta cerimónia irá contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do diretor do LEFFEST, Paulo Branco, e da vereadora da cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto.

A 14ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, que decorrerá entre os dias 13 e 22 de Novembro, no Cinema Nimas e Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, e no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Foram revelados, os destaques de programação da 14ª edição,
que decorrerá de 13 a 22 de Novembro, em Lisboa e Sintra

Esta 14ª edição teve como ponto de partida o filme 2001 – Odisseia no Espaço. Inspirado no imaginário da ficção científica, de que o filme continua a ser o grande paradigma, a programação foi pensada num momento particularmente insólito da história global: um período de incertezas, que veio desafiar tanto do que outrora se tomava por garantido.

Da Selecção Oficial em Competição constam 10 títulos e outros tantos Fora de Competição, entre eles os filmes que receberam o prémio de Melhor Filme nos 3 grandes festivais europeus que tiveram lugar: Berlim, Veneza e San Sebastián, e várias das obras mais aguardadas do ano. Nesta edição o LEFFEST volta a proporcionar oportunidades únicas de ver algumas obras (exclusivamente) em sala.

Peter Handke, distinguido com o prémio Nobel da Literatura em 2019; Frédéric Bonnaud, director da Cinemateca Francesa; Gabriel Abrantes, um dos mais importantes jovens cineastas e artistas da actualidade; Neville Wakefield, curador de arte e escritor; e a bailarina, coreógrafa e artista visual Cecilia Bengolea compõem o painel do júri desta edição.

O festival presta homenagem também a Paul Thomas Anderson, através de uma retrospectiva integral, a Clément Cogitore e a Wong Kar-Wai. A exibição será feita com cópias restauradas em 4K.

Que perspectiva é que a câmara assume e a quem é que ela pertence? Quem empresta o seu olhar ao espectador que encara a tela de cinema? Será que vemos o que uma das personagens vê? Por vezes. Será que vemos o que o realizador vê – ou aquilo que quer que nós vejamos? Em certa medida, seguramente. O ciclo temático Os Olhares em Confronto, com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López, coloca-nos estas questões, através de um conjunto de filmes que apresentaremos em 7 sessões duplas.

Retomando o tema central desta edição, o início do ano de 2020 “quebrou o nexo do mundo”, como escreveu o filósofo José Gil, quando surgiu algo para o qual vários cientistas e pensadores vinham alertando, mas que não esperavam nem estavam preparados para que acontecesse assim de repente e se espalhasse tão rapidamente pelo mundo inteiro. Mas, nos sectores das artes e da cultura, os efeitos foram, para muitos, devastadores. Entre a mudança e a continuidade, que mundo nos aguarda agora? O simpósio As Artes e o Público no Mundo Pós-pandemia pretende dialogar e reflectir sobre estas questões.

O segundo simpósio deste ano ganha forma no 25º aniversário de Sintra como património mundial da UNESCO.

O Lisbon & Sintra Film Festival retoma também a rúbrica CINEMART, além das várias Sessões Especiais que terão lugar ao longo desta edição. No que diz respeito aos Eventos, Salvador Sobral apresentará o programa Noche de Ronda, com um concerto e exibição de 2 filmes mexicanos.

De entre os restantes convidados, destacam-se os realizadores Paul Vecchiali e Christian Petzold, a realizadora Mona Fastvold, o actor Jean-Philippe Puymartin, a actriz Lilith Stangenberg, o realizador e actor Mathieu Amalric, entre muitos outros a anunciar.

[em atualização]