Depressão “Bárbara” aciona aviso vermelho em oito distritos

TEMPO | Emitido aviso vermelho para o início da tarde nos distritos de Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Évora, Faro e Beja

Chuva, em Algueirão Mem Martins | Sintra Notícias

Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Faro, Évora e Beja estão sob aviso vermelho devido à previsão de chuva por vezes forte, ocasionalmente acompanhada de trovoada e possibilidade de vento forte.

O estado do tempo no continente agravou-se a partir das 09h00 com chuva forte, tendo sido emitido aviso vermelho para o início da tarde nos distritos de Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Évora, Faro e Beja.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, vai estar em vigor nos oito distritos entre as 12h00 e as 18h00 desta terça-feira.

Os oito distritos estão sob aviso vermelho devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente e ocasionalmente acompanhada de trovoada e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, o IPMA recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da protecção civil.

Nas primeiras horas da depressão, a Autoridade Nacional da Proteção Civil registou mais de 650 ocorrências, sobretudo em Lisboa e Setúbal.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para a possibilidade de cheias.