“Camiliana de Sintra” em exposição no MU.SA

A partir de 17 de outubro e até 27 de dezembro, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, está patente a exposição “Camiliana de Sintra: Bem Cultural de Interesse Público” que pretende dar a conhecer documentos únicos de um valioso espólio de e sobre o escritor Camilo Castelo Branco.

Camilo Castelo Branco

Constituído por um fundo arquivístico, bibliográfico e iconográfico, considerado o melhor do mundo, a coleção da Camiliana de Sintra representa, a vários títulos, a obra de Camilo Castelo Branco, um dos maiores génios da literatura portuguesa.

Formada a partir da coleção particular de Rodrigo Simões do Carmo Costa (1873-1947), sintrense que colecionou exaustivamente obras da autoria e sobre Camilo Castelo Branco, e que em 1939 doou a sua coleção ao Município de Sintra, tendo a Câmara Municipal de Sintra enriquecido substancialmente o espólio a partir dessa data.

Além da exposição deste magnífico e único testemunho da vida de Camilo Castelo Branco estão agendados recitais, conferências, oficinas e ateliês. Contudo, importa lembrar que a participação nestas atividades está sujeita a marcação prévia junto do MU.SA – Museu das Artes de Sintra.

A Classificação deste património cultural único que integra a Biblioteca Municipal de Sintra, teve como objetivo base a preservação, salvaguarda e divulgação deste acervo Camiliano de inegável valor literário, cultural, histórico, linguístico, documental, artístico e social.

A classificação da Coleção Camiliana de Sintra ao abrigo da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, reflete os critérios relativos ao caráter matricial do bem, ao génio do respetivo criador, à proximidade da matriz ou versão originais, aos processos utilizados na sua criação ou produção, ao valor estético e material intrínseco do bem e à sua importância na perspetiva da investigação histórica e científica e o que nela se reflete do ponto de vista de memória coletiva.

Exposição
17 outubro a 27 dezembro
“Camiliana de Sintra: Bem Cultural de Interesse Público”

Música
17 e 31 outubro, 7 e 28 novembro | 16h00
Solistas da Orquestra Municipal de Sintra e declamação de textos de Camilo Castelo Branco

Ciclo de Conferências
24 outubro | 16h00
“Camiliana de Sintra: Bem cultural de interesse público. A classificação”
24 novembro | 16h00
“Camilo Castelo Branco no contexto literário da contemporaneidade”

Oficina e Ateliês
14 novembro e 5 dezembro | 16h00
“As perdições de Camilo”
12 dezembro | 16h00
“Leituras em Família”

Informações:
MU.SA – Museu das Artes de Sintra
Horário: 3.ª a 6.ª feira: 10h00 às 18h00 / sábado e domingo: 12h00 às 18h00
Atividades mediante marcação prévia através do email: dbmu.bms.sintra@cm-sintra.pt e tel. 219 236 190