Centro Comunitário da Terrugem com 40 casos de infeção

COVID-19 | Foi detetado um surto de covid-19 no Centro Comunitário da Terrugem, em Sintra. A Unidade de Saúde Pública do ACES Sintra determinou a suspensão de visitas ao lar que já foi desinfetado pela Câmara de Sintra.

Centro Comunitário da Terrugem, em Sintra

Foi detetado um surto de covid-19 no Centro Comunitário da Terrugem, na União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, no concelho de Sintra, onde o número de infetados subiu para 40. Dois dos utentes estão internados no Hospital Amadora-Sintra. 

A instituição já foi desinfetada e os doentes isolados dos residentes, não afetados. A Unidade de Saúde Pública do ACES Sintra determinou a suspensão de visitas ao lar da Terrugem.

“É sempre um impacto terrível as pessoas ficarem impedidas de visitar os seus familiares”, lamenta o vereador da Saúde da Câmara de Sintra, Eduardo Quinta Nova, acrescentando que “no interior das instituições também acaba por ter impacto, porque são instituições que têm um quadro de pessoal e quando temos este tipo de infeção, há que fazer uma redistribuição dos recursos humanos”.

A Câmara de Sintra critica ainda a “lentidão na realização de testes” e tem sido a própria autarquia a avançar com os testes de despiste às várias instituições do concelho, “para que o processo seja mais rápido”, refere Eduardo Quinta nova.

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, confirma que não foram registadas vítimas mortais. De acordo com a ARS, no dia 23 de setembro, uma funcionária de uma das salas do berçário testou positivo à covid-19 e encontra-se em quarentena. As crianças dessa sala, assim como a educadora, estão em casa em isolamento e estão “de perfeita saúde”. 

Fotografia: Centro Comunitário da Terrugem / facebook