“Os ‘falsos alertas’ de incêndio e condicionamentos de trânsito na Serra de Sintra, têm prejudicado gravemente” o setor e em particular os condutores de animação turística, bem como os residentes que estão “privados de visitar a Serra onde residem”, ainda o Comércio local e tradicional, com “quebras de facturação muito significativas que têm posto em causa o sustento de várias famílias”, pode ler-se no comunicado dos condutores tuk tuk e animadores turísticos, que contam com o apoio da Associação Nacional de Condutores de Animação Turística (ANCAT).

Entre outros pontos, estes trabalhadores vão reivindicar esta quarta-feira “a instalação de uma estação meteorológica na serra de Sintra, ou utilização de alguma já existente de pertença a empresas estatais e/ou a particulares (existem várias em funcionamento que não são do IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera]” refere o comunicado, propondo que “nos dias de alerta laranja somente possam circular os transportes de passageiros de serviço público (passe social) de forma a garantir os serviços mínimos de transportes para os residentes e trabalhadores”.

Recorde-se, na sequência da decisão do Governo de prolongar a declaração da situação de alerta até as 23h59 do dia 11 de setembro (sexta-feira), para os todos os distritos do país, o presidente da Câmara Municipal de Sintra “acionou os meios da proteção civil para o encerramento do perímetro florestal da Serra de Sintra durante o mesmo período”, pode ler-se em nota de imprensa da autarquia.

A previsão do IPMA prevê para o concelho de Sintra, “Risco de Incêndio Rural ELEVADO” nos próximos dias, pelo que o perímetro florestal da Serra de Sintra proíbe a “circulação, estacionamento e permanência de viaturas no interior do perímetro florestal. Exceto para veículos de moradores e de empresas aí sediadas, veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil”, refere a autarquia.

“A Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal”, pode ler-se.