Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, vai reunir-se esta terça-feira com a ministra da Saúde, Marta Temido para discutir a capacidade de resposta das urgências e de internamento do hospital Amadora-Sintra, caso haja sobrecarga devido à covid-19.

De acordo com o autarca, será dada “uma atenção muito grande” às urgências e aos novos internamentos, alertando para “um conjunto de camas reservadas para Sintra”, refere Basílio Horta, acrescentando que “temos de ter as urgências capazes de responder, nas quais os munícipes sabem, se amanhã houver um ‘overbooking’ [excesso, em tradução livre] de internamento no Amadora-Sintra, para onde é que vão”, disse.

Ministra Marta Temido reune esta terça-feira com o o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, para discutir a capacidade de resposta das urgências e de internamento do hospital Amadora-Sintra, caso haja sobrecarga, devido à covid-19

Segundo Basílio Horta, será pedido à ministra Marta Temido que, em conjunto com a Câmara Municipal, tome as medidas necessárias que a pandemia “pode vir a exigir”, manifestando preocupação em relação ao número de desempregados no concelho, que aumentou devido à pandemia.

“Em Sintra, o aumento do desemprego, relativamente a igual período do ano passado, é de 75%, que é uma coisa que nos deve deixar, em termos nacionais, bastante preocupados. Ou seja, nós no ano passado tínhamos cerca de oito mil desempregados e neste momento temos 14.600”, referiu à Lusa.